Aumenta número de quem compra pelo celular

Leia em 4min 10s

A quantidade de consumidores brasileiros que faz compras on-line semanalmente aumentou 25% no último ano, segundo a pesquisa Total Retail 2015, da PwC. Quando o resultado é analisado por canais, o aumento é de 82% entre os que usam celular/smartphone para comprar diariamente, semanalmente ou mensalmente, e 55% entre os que usam tablet.

Além de comprar, o consumidor está utilizando seus dispositivos móveis para pesquisar produtos (69%), comparar preços (63%), e pesquisar a localização das lojas físicas (34%). O estudo traz uma fotografia do comportamento do consumo brasileiro e de mais 18 países e indica tendências relevantes para o varejo.

Baseados nas respostas de mais de 19 mil consumidores no mundo e mais de mil no Brasil, a PwC identificou as tendências para o varejo. O maior impacto virá da transformação das lojas físicas, do aumento do uso de dispositivos móveis, da presença maciça do consumidor nas redes sociais e das mudanças demográficas.

A ascensão social com o aumento da renda garantiu o crescimento das vendas nos últimos anos. Porém, em tempos de crescimento mais tímido, a pesquisa indica que é preciso se voltar para a "experiência de compra". "O consumidor, mais exigente e com acesso a tecnologia, deseja atendimento personalizado, mais opções de produtos/serviços e interatividade, mais informações e ferramentas de comparação", explica Ricardo Neves, sócio da PwC Brasil e líder de Varejo & Consumo.

Desde sua primeira edição, a pesquisa mostra a evolução do mercado de consumo no meio eletrônico a cada ano. O preço mais baixo ainda é o principal motivo para comprar on-line para a maioria (54%) dos entrevistados. No entanto, este aspecto vem perdendo importância e a tendência é que a diferença de preços desapareça. "Os consumidores vêm, cada vez mais, optando por fazer compras on-line pela conveniência de não precisar se deslocar, assim como pela facilidade de comprar em horários alternativos", diz Neves.

Loja física - Ver e tocar os produtos também são motivos pelos quais 60% dos consumidores optam por comprar em lojas físicas e a possibilidade de levar o produto imediatamente é a razão apontada por 55%. "A ideia de que a loja física ia acabar caiu por terra. A principal questão para os players do varejo não é optar entre o off-line ou on-line, é estar presentes em todos os canais e operá-los de forma integrada, explorando as vantagens de cada um e a complementariedade entre eles", resume Neves.

Os resultados destacam ainda a preocupação dos consumidores com o serviço de entrega das empresas. Este aspecto faz com que quase 50% deles façam o caminho inverso: pesquisem on-line e comprem em lojas físicas. O motivo é simples: evitar problemas e desgastes para receber os produtos. Além disso, a facilidade de devolução e troca dos produtos adquiridos é apontada por 27% como uma das principais razões para realizar compras no estabelecimento. "Esse relacionamento com a empresa é cada vez mais importante para o consumidor, cujos hábitos de consumo estão se sofisticando tornando-o mais exigente", explica.


Mídias sociais - As mídias sociais têm papel importante nesse aumento do relacionamento com as empresas e o estudo mostra que esse é um aspecto que merece a atenção dos varejistas. Em 2014, praticamente um terço dos consumidores utilizou as mídias sociais para postar sua experiência com determinado produto e/ou marca (34%). "Os profissionais precisam estar conectados às redes não apenas para tomar conhecimento do resultado da experiência de compra do consumidor com a sua marca, mas também para interagir com esses clientes, respondendo de forma precisa e eficiente[, analisa Ana Hubert, especialista em Varejo & Consumo da PwC Brasil.

De acordo com a pesquisa, essa interação entre o varejista e o consumidor é decisiva e pode influenciar bastante: 77% dos consumidores disse que a interação com o varejista por meio das redes sociais influencia sua decisão de compra. Os principais motivos que levam o consumidor a escolher onde comprar são: confiança no varejista (87%) eá facilidade de navegação no website (85%).


Mudanças demográficas - A chamada "geração digital", que compreende os nascidos durante a década de 90, tem suas decisões de compras mais influenciadas pelas redes sociais do que as outras gerações. A pesquisa aponta que 49% dos jovens entre 18 e 24 anos seguem as marcas favoritas na redes sociais. Descobrir marcas (38%), pesquisar feedbacks (30%) ou fazer comentários sobre as marcas (26%) também apresentam uma interação maior entre a geração digital. "Para as varejistas, o dever de casa é planejar o futuro de acordo com as mudanças demográficas", explica Ricardo Neves.


Metodologia -
Para a pesquisa Total Retail 2015 foram realizadas 19.068 entrevistas on-line no período de agosto a setembro de 2014. Os países que fazem parte da amostra são: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China/Hong Kong, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Oriente Médio, Rússia, África do Sul, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Alta lança o catálogo de leite importado 2015

A Alta Genetics - empresas de melhoramento genético bovino - começou o ano com números surpreendent...

Veja mais
Ícone do Rio, biscoito Globo começa a ser vendido em mercados de SP

Iniciativa é da rede de supermercados St Marche e Empório Santa MariaCom produção limitada, ...

Veja mais
CVS volta a negociar com a Drogaria Pacheco

Depois de interromperem as negociações no ano passado, a gigante americana CVS e a Drogaria Pacheco S&atil...

Veja mais
Indústria têxtil vai focar na produtividade

Modernização das leis trabalhistas e regime tributário diferenciado para confecções s...

Veja mais
Nível de estoque recua 0,4% em fevereiro, diz Fecomercio

A percepção dos empresários em relação ao nível de estoques do comércio...

Veja mais
Soja convencional ganha força no portfólio da CHS

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Falta de diesel afeta colheira de soja em MT

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Conab cadastrou 35 cooperativas da agricultura familiar interessadas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A superintendência estadual da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cadastrou 35 cooperativas da agricultur...

Veja mais
Indústria de alimentos começa a calcular prejuízos com bloqueio de estradas

Os prejuízos com a greve dos caminhoneiros começam a ser contabilizados na região Sul do paí...

Veja mais