Intenção de consumo das famílias cai 9,3% em fevereiro

Leia em 1min

A intenção de consumo das famílias brasileiras atingiu neste mês o menor nível desde janeiro de 2010, quando foi iniciada a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio)

 



O índice marcou 117,8 pontos, em uma escala que vai de 0 a 200 (números mais altos apontam maior intenção). Em relação a fevereiro de 2014, houve uma retração de 9,3%. Todos os sete indicadores que compõem o estudo caíram na comparação anual. A maior baixa foi registrada no que mede a propensão dos consumidores à compra de bens duráveis: 22,3%.

A queda está atrelada à taxa de juros mais alta e à inflação, que afetam o orçamento das famílias e tornam o momento atual desfavorável para a aquisição de duráveis, segundo o relatório da CNC. O elevado custo do crédito e o alto nível de endividamento, por sua vez, resultaram no recuo de 10% no indicador de compras a prazo.

As regiões do país que tiveram as maiores baixas na intenção de consumo foram Sudeste e Sul, com 11,5% e 11,2%, respectivamente. O menor impacto foi sentido no Norte: -5,7%.

A pesquisa foi feita com base em 18 mil entrevistas nos Estados e no Distrito Federal.



Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Estados Unidos podem voltar a ser principal destino de exportações brasileiras

Depois de perder a liderança para a China em 2009, os Estados Unidos poderão voltar a ser o principal dest...

Veja mais
Indústria criativa estima alta das vendas externas neste ano

Segundo entidades empresariais, a alta do dólar frente ao real e a queda do consumo no mercado interno brasileiro...

Veja mais
Comercialização da safra de café 2014/15 atinge 79%

A comercialização da safra de café do Brasil 2014/15 (julho/junho) estava, na semana passada, em 79...

Veja mais
CNC estima pesadas perdas na cafeicultura

A semana foi marcada pelo retorno parcial das chuvas em algumas áreas produtivas de café no Brasil e, por ...

Veja mais
Cesta básica do paulistano ficou mais barata em janeiro, segundo o Procon/Dieese

Com uma forte contribuição do grupo higiene pessoal, o preço médio da cesta básica pa...

Veja mais
Nestlé prevê crescimento de 5% nas vendas globais este ano

A Nestlé projeta alta de 5% nas vendas orgânicas este ano, depois de encerrar 2014 com avanço de 4,5...

Veja mais
Ovos menores serão aposta para Páscoa deste ano

O Carnaval mal acabou, e os supermercados já estão de olho nas vendas da Páscoa. Nste ano a aposta ...

Veja mais
Produtos sem lactose ganham espaço após lei em Juiz de Fora

Produtos terão espaço nas prateleiras a exemplo dos diet e sem glútenSupermercados e Hipermercados ...

Veja mais
Relatório estima crescimento da oferta de milho

O relatório de fevereiro de oferta e demanda mundial de milho na temporada 2014/15, divulgado na terça pel...

Veja mais