Luiza Trajano diz que confiança tem de crescer para não haver demissão no varejo

Leia em 2min 50s

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, recebeu nesta tarde de quinta-feira (12) um grupo de representantes do varejo, liderados pela empresária Luiza Trajano, da rede Magazine Luiza. Em uma reunião de mais de duas horas, ele ouviu dos empresários que o nível de confiança do consumidor precisa melhorar para evitar demissões pelo setor. "A gente falou que o índice de confiança tem de crescer para não ter demissão, mas ele sabe disso", afirmou a empresária.

Levy recebeu 21 empresários e executivos integrantes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), presidido por Luiza. Entre eles, o vice-presidente da Riachuelo, Flávio Rocha; o presidente da Avon, David Legher; o presidente da Walmart, Guilherme Loureiro; o vice-presidente do Carrefour, Stephane Engelhard; o diretor-geral da C&A, José Osvaldo Noronha Leivas; e o presidente do conselho de administração da rede Raia Drogasil, Antônio Carlos Pipponzi.

O setor disse que decidiu procurar o ministro para entender as medidas fiscais adotadas pelo governo. "O ministro traçou que é um ano de ajuste e que vamos ter de trabalhar para tirar (custo) onde não vai ter ajuste", disse. "A gente sabe que o momento exige restrições de algumas coisas, mas o ministro Levy está confiante", observou Luiza.

O vice-presidente do IDV, Flávio Rocha, ressaltou que o varejo viveu uma "década de excepcional" até o ano passado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou ontem que as vendas do comércio varejista despencaram no último mês de 2014. A queda de 2,6% na passagem de novembro para dezembro foi o pior resultado em um mês já registrado pela Pesquisa Mensal de Comércio. No ano, houve crescimento de 2,2%, mas ainda foi o mais baixo resultado em 11 anos. "Foi o pior ano desta década", disse Rocha.

Na sequência, Luiza, ponderou que aumento dos juros bancários para o crédito não afetou o nível de inadimplência do varejo. "A inadimplência está totalmente sob controle, a população não está endividada e não caiu o crédito, os bancos não forçaram o crédito (para baixo). Mais caro (a tomada de empréstimo) é uma coisa, dizer que tem inadimplência é outra", afirmou, ressaltando que a "desconfiança é a maior" ameaça ao consumo. "A gente concorda que tanto o governo quanto nós precisamos nos comunicar mais claramente. A gente sabe que a onda de pessimismo só vai sair à medida que as coisas começarem a fazer acontecer", observou.

De acordo com a líder dos varejistas, o que foi pedido ao ministro foi para que haja a adoção de medidas para diminuir a burocracia. "A gente sabe que tem uma burocracia em que a gente está perdendo 2% ou 3% (do lucro) e podemos ganhar só tirando essa burocracia", considerou.

Energia


O risco de racionamento elétrico esteve na pauta da reunião, com o ministro pedindo ajuda ao setor de consumo para estimular a economia no desperdício residencial de seus clientes. Ele sugeriu uma campanha conjunta entre governo e empresas. "Ele (Levy) disse que se cada casa diminuir 2% (do consumo de energia) ia ajudar muito", relatou Luiza.

Os empresários do IDV deixaram a Fazenda em direção ao Ministério de Minas e Energia, onde têm reunião com o ministro Eduardo Braga para entender tecnicamente a ameaça de racionamento. "Temos uma ligação direta com o consumidor e podemos pedir para eles ajudarem na economia de energia", disse a empresária.




Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Redes devem dar atenção às questões sociais do País

As redes varejistas devem dar maior atenção às questões sociais. Com isso, eles farão...

Veja mais
Comércio lucra com adereços e fantasias para quem deixou o enfeite para a última hora

Lojas vão funcionar no sábado   Com as cerca de 1,5 milhão de pessoas que devem invadir as r...

Veja mais
Garoto e Nestlé abrem vagas de trabalho temporárias para a Páscoa

As marcas de chocolate Nestlé e Garoto abriram cerca de 6 mil vagas de trabalho temporárias para atender &...

Veja mais
Conab prevê produtividade maior dos grãos no Estado

Levantamento estima queda de 3,1% na colheita ante o ano passado   As lavouras de grãos de verão se...

Veja mais
Indústria alimentícia espera que exportação volte a crescer em 2015

Alta do câmbio e maiorproximidade entre China e Argentina devem ajudar na negociação de acordos com ...

Veja mais
Sem efeito do dólar, Avon cresce 4% no Brasil

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Receita fraca impõe desafios à Natura

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Grendene lucra 13% mais em 2014

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Negociação no varejo será acirrada

Empresários devem rever a forma de compra, para evitar sobra de produtos nos pontos de venda e pressionar os forn...

Veja mais