ABICAB anuncia 90% de produtos de amendoim em conformidade com os índices de segurança

Leia em 2min 30s

Dados são do Pró-Amendoim, programa que garante a tranquilidade do consumidor ao adquirir produtos à base do grão e que completa 14 anos em 2015





Este ano, o Programa Pró-Amendoim, implementado pela ABICAB - Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - completa 14 anos de atividade. De acordo com sua última atualização (com dados até setembro de 2014), o resultado foi um índice de aproveitamento de 92% de conformidade dos itens de Boas Práticas de Fabricação, o que demonstra o cuidado no processo de produção.

 

"Com os excelentes resultados obtidos pelo Pró-amendoim o mercado possui, há 14 anos, produtos de alta qualidade e segurança para o consumo, facilmente identificáveis pelo selo ‘Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB'. Com isso, estamos trabalhando a segunda fase do Programa, com ações junto à imprensa e formadores de opinião mostrando que além de saboroso, o amendoim traz diversos benefícios à saúde", declara Getulio Ursulino Netto, presidente da ABICAB.


Responsável por garantir a qualidade, autorregulamentação e a expansão do consumo do produto, o foco do Pró-Amendoim está na prevenção das aflatoxinas, substâncias que podem causar doenças como câncer, cirrose e distúrbios nervosos. Nesse contexto, foi criado o Selo Pró-Amendoim - conferido às empresas que atendem aos requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros.


Em quase 14 anos de programa, o Pró-Amendoim realizou 53 coletas, verificando 505 marcas de produtos do mercado de 459 empresas analisadas. Entre 2723 amostras analisadas, as que apresentaram não conformidade em aflatoxinas caiu de 40%, para uma média de 10%. A união de tais resultados com o aprimoramento da cadeia produtiva também favorece as exportações.


As empresas que fazem parte do Pró-Amendoim (Agtal, Amenbra, Doces Valencio, Dori, Santa Helena, General Mills, Malta & Rezende, Da Colônia e Kuky) vêm, nos últimos 14 anos, colocando no mercado somente produtos de amendoim seguros, isto é, 100% de seus produtos monitorados dentro dos padrões oficiais, o que ajudou a elevar o patamar de bons produtos no mercado. A ABICAB recomenda ao consumidor sempre verificar o selo no produto na hora da compra.



Sobre a ABICAB

A ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba toda a cadeia produtiva nacional dos setores que representa, abrangendo 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.


 

 

Assessoria de Comunicação da ABICAB


Veja também

Brasil deve abrir mais shoppings em 2015, mas vendas devem desacelerar

Expectativa é de alta de 8,5% nas vendas deste ano.País encerrou 2014 com 520 shoppings distribuído...

Veja mais
CVM multa Staub em R$ 200 mil

...

Veja mais
uso de algodão voltará a cair no Brasil este ano

...

Veja mais
Consumidor de alta renda está na mira das fabricantes de TV

Indústria. O setor aposta no lançamento da tecnologia 4K, com resolução quatro vezes maior d...

Veja mais
Setor de alimentos ganha mais peso na indústria paulista em uma década

O Estado de São Paulo foi responsável por 42% da arrecadação nacional do ICMS na indú...

Veja mais
Marcas apostam em itens de higiene para bebê

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Produtor de laranja busca expansão comercial

Representantes da cadeia citrícola querem apoio da ministra Kátia Abreu para negociações de ...

Veja mais
Supermercados oferecem peças básicas da coleção Verão 2015

Os vestidos também aparecem em destaque na linha da moda básica   No verão é indispen...

Veja mais
Setor cafeeiro quer ampliar marketing

Representantes de produtores e das indústrias de café se reuniram ontem com a ministra da Agricultura, Pec...

Veja mais