Porto Alegre inicia colheita da safra de uva e ameixa

Leia em 3min 20s

Agricultores da Capital aproveitaram evento oficial para pressionar autoridades pela aprovação do projeto que reinstitui a zona rural

 

 



Confiantes na recuperação das vendas este ano, os fruticultores da zona Sul da Capital deram início ontem à colheita da uva e da ameixa na região. Com a presença de autoridades municipais e de produtores, a cerimônia serviu para apontar as perspectivas para o setor este ano e, principalmente, pressionar para a aprovação do projeto de lei do Executivo municipal que reinstitui a zona rural de Porto Alegre, em tramitação na Câmara de Vereadores.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor em 2014, como granizo e inverno ameno, a previsão é de que a safra 2014/2015 seja boa, com a colheita de 300 mil quilos de uva e 500 mil de ameixa. Somando todos os insumos produzidos no cinturão agrícola da cidade - como pêssegos, figos, morangos, uvas, melões, peras, goiabas - a atual safra deve chegar a 4 mil toneladas.

O secretário municipal da Indústria e Comércio, Humberto Goulart, destacou que embora a produção realmente não represente uma parte muito significativa do PIB da Capital, é responsável pelo sustento de muitas famílias que vivem da terra e pelo equilíbrio ambiental da cidade. “Essa região é o pulmão de Porto Alegre, reflete diretamente no ar respirado no Centro. Além disso, as frutas têm características próprias”, defendeu Goulart. O microclima da zona Sul, aliado ao solo e à topografia, contribui para a produção de frutas de qualidade.

O prefeito José Fortunati ressaltou que a zona rural de Porto Alegre tem grande importância econômica e social para o município. A área é a segunda maior em extensão do País (atrás apenas de Palmas, no Tocantins), a primeira em produção e a 23ª maior fornecedora de bens para a Ceasa.

Seu reconhecimento enquanto área rural possibilitará aos agricultores o recebimento de investimentos governamentais e o acesso a linhas de crédito e financiamento. “Nós não abrimos mão desse projeto, por isso eu peço que a recriação da zona rural seja analisada o quanto antes”, salientou Fortunati, alertando para a especulação imobiliária na região.

O presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Pinheiro (PT), garantiu que os parlamentares estão trabalhando para que a matéria seja aprovada ainda este ano. “Temos uma audiência pública pela frente, mas tudo indica que antes da metade de 2015 ele vá para votação”, afirmou. A última audiência pública sobre o tema foi realizada no dia 11 de dezembro, quando as manifestações foram a favor da zona rural. Houve muita discussão sobre as regras, o zoneamento e as questões envolvendo ocupações irregulares.

Paralelamente ao início da colheita, ocorreu o lançamento da 24ª Festa da Uva e Ameixa. O evento ocorre a partir deste sábado, junto à praça Nossa Senhora de Belém Velho, próximo à capela Nossa Senhora de Belém. A festa estará aberta aos visitantes em dois fins de semanas, nos dias 10, 11, 17 e 18 de janeiro, das 9h às 20h e é promovida pela Divisão de Fomento Agropecuário da Smic e o Sindicato Rural de Porto Alegre, com apoio da Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev), Instituto São Benedito, Amparo Santa Cruz e Emater.

A fim de alavancar ainda mais as vendas diretas, a Smic desenvolve o Produtos de Época, que leva as frutas até a área central da cidade para facilitar o acesso ao consumidor e o escoamento da safra. O agricultor Luciano Bertacco, comemorava a nova praça de vendas no Centro da cidade. “Apenas em um ponto de venda melhor, mais próximo ao consumidor, o produtor vai conseguir se recuperar um pouco das perdas de 2014”, projetou.

A feira está situada na praça Parobé, ao lado do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre. As barracas com as frutas ficam abertas durante todo o mês de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Escassez de chocolate estimula a volta do cacau à Amazônia

...

Veja mais
Mercado de trabalho teve melhora, diz FGV

Indicadores da fundação mostram tendência positiva do nível de emprego nos próximos me...

Veja mais
Consumidor opta por fazer compras imediatistas na hora de usar o crédito

Os estudos do SPC Brasil mostram ainda que há uma inclinação do brasileiro para financiar mercadori...

Veja mais
Cenário pouco favorável para o milho

Com estoques altos e concorrência com o cereal americano, tendência é de preços estávei...

Veja mais
Atraso de pagamento prejudica os produtores de leite no Estado

Mais de mil agricultores familiares que forneciam leite para a indústria Santa Rita Laticínios, de Estrela...

Veja mais
Inflação pressiona produção de fumo

Os custos de produção das indústrias de fumo e de papel e celulose subiram 2,90% e 2,33%, respectiv...

Veja mais
Olimpíada vira desafio para área de marketing Publicidade

A expectativa é que o sucesso da Copa do Mundo atraia novos investidores para o segmento em 2016. Nos últi...

Veja mais
Na mira da 3G, PepsiCo e Campbell sobem na bolsa

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Ponto quântico cria linha intermediária de TV 4K

...

Veja mais