Freudenberg aposta no segmento de higiene

Leia em 3min

Mesmo com faturamento mais fraco em 2014, a fabricante de não tecidos investiu para ampliar sua capacidade industrial em produtos para cuidados pessoais que mantêm bom desempenho

 



A Freudenberg Não Tecidos, divisão do grupo Freudenberg, tem investido no segmento de cuidados pessoais, de olho na expansão das vendas de fraldas descartáveis, absorventes e lenços umedecidos no País. Mesmo sem perspectiva de recuperação da economia doméstica no curto prazo, a demanda por itens de higiene pessoal deve manter um bom ritmo de expansão, acredita o diretor-geral da empresa, Klaus Homberg.

Segundo ele, os itens de cuidados pessoais são essenciais para o consumidor e, neste ano, o segmento deve garantir o avanço do faturamento da divisão de não tecidos da Freudenberg. "Os produtos da linha de cuidados pessoais têm maior valor agregado e a demanda não muda muito mesmo em períodos de retração do mercado", diz o executivo.

Para Homberg, os números do segmento confirmam a tendência de expansão. De acordo com dados da consultoria Nielsen, as vendas de fraldas descartáveis somaram R$ 4,5 milhões entre setembro de 2013 e agosto de 2014, alta de 19,2% ante os 12 meses imediatamente anteriores.

Na linha de absorventes higiênicos, o crescimento foi de 11,9%, com R$ 2 milhões em vendas no mesmo período. Com a perspectiva de alta da demanda, a empresa investiu em uma nova linha de produção na fábrica localizada em Jacareí, interior de São Paulo.

"Nós iniciamos as operações da nova linha de novembro e com isso a nossa capacidade produtiva cresceu cerca de 25%", destaca Homberg. A ampliação representou, apenas para o segmento de produtos para higiene, uma alta de 40% da capacidade produtiva. Considerando toda a planta fabril do grupo, o ganho foi de aproximadamente 25%.

Embora não divulgue números específicos sobre a divisão de não tecidos, o grupo anunciou investimentos de R$ 40 milhões em suas operações na América do Sul no ano passado. O aporte, que incluiu projetos de inovação e expansão das linhas de produção no País, foi mantido mesmo após o mercado local dar sinais de desaceleração.

"O projeto para ampliação da fábrica de Jacareí estavam nos planos da empresa desde o final de 2012", lembra Klaus Homberg. Para ele, o momento de retração da economia é passageiro e com a adoção dos ajustes necessários, o mercado local deve se recuperar.

Inovação

Além da ampliação da fábrica de Jacareí, a Freudenberg tem investido em inovação para oferecer produtos com maior valor agregado e ganhar competitividade ante os importados. "Nós estamos focados no desenvolvimento de produtos com maior qualidade na linha de personal care", conta ele.

Segundo o executivo, se o real se mantiver desvalorizado, o negócio de exportação da unidade brasileira pode ganhar uma nova perspectiva. Hoje, 90% da produção no País é destinada ao mercado local.

Desempenho

Em 2013, o faturamento líquido do Grupo Freudenberg no Brasil, incluindo a unidade de não tecidos, foi de R$ 619 milhões, alta de 10,4% ante 2012.

Os números relativos ao desempenho em 2014 só serão divulgados pela empresa em março, mas o diretor da divisão de não tecidos no País adianta que o resultado foi mais fraco em relação a 2013.

Na avaliação dele, o faturamento em 2014, que não seguiu o ritmo de crescimento dos anos anteriores, não representa necessariamente um cenário de crise e a perspectiva é de avanço da produção nos próximos dois anos. "Nós já tivemos anos melhores como em 2010 e 2012, mas acreditamos que há sim espaço para crescer", afirma ele.



Veículo: DCI


Veja também

Maioria dos brasileiros com gastos extras deve pagar despesas de início do ano à vista

IPTU e IPVA, que oferecem desconto para pagamento antecipado, serão pagos em uma parcela por 58% e 68%, respectiv...

Veja mais
Varejistas começam liquidações de verão

Mal passou o Natal, várias lojas pintaram nas vitrines promoções de verão. A rapidez e o n&u...

Veja mais
Cenário melhor para algodão, cacau e trigo

No caso do algodão, a produção maior nos EUA e recuo das compras pela China pressionaram os pre&cce...

Veja mais
Safra de grãos pode superar 200 milhões de toneladas e bater novo recorde, informa SNA

O país poderá atingir novo recorde na safra de grãos 2014/2015, superando 200 milhões de ton...

Veja mais
Material escolar: pais iniciam busca por valor menor

Na comparação com pesquisa feita em novembro, grande parte dos artigos da lista escolar permaneceu com o m...

Veja mais
Câmbio pode aliviar queda de preços na soja

Com desempenho de safras recordes no Brasil, Argentina e Estados Unidos, estoques do mercado internacional devem se mant...

Veja mais
Fluxo de consumidores no varejo cai 3,8% em 2014, aponta SBVC

O fluxo de clientes nas lojas do varejo em 2014 ficou 3,8% abaixo do patamar do ano anterior, segundo dados da Sociedade...

Veja mais
Confiança de empresários do comércio tem queda recorde

O nível de confiança dos empresários do comércio fechou 2014 com um recuo de 13,4% na compar...

Veja mais
Varejistas apostam em marketing de conteúdo na web

    Veículo: O Estado de S. Paulo  ...

Veja mais