Natal ainda não chegou para o varejo na Capital

Leia em 2min 40s

A perspectiva do setor é que 2014 será o ano das "lembrancinhas", com tíquete médio menor que no ano passado

 



Há menos de dez dias para o Natal, as compras de fim de ano ainda não aqueceram o varejo em Fortaleza e devem ficar mesmo para a última hora. A perspectiva do setor é que 2014 será o ano das "lembrancinhas", com tíquete médio menor, na comparação com igual período do ano passado. As estimativas indicam, porém, que o comércio deve faturar entre 3% e 6% a mais neste mês, em relação a dezembro de 2013.

No último fim de semana, quem passou pelo centro da cidade e pelos shoppings da Capital cearense, pode perceber um grande fluxo de consumidores visitando lojas e pesquisando preços. Mas poucos carregavam pacotes e sacolas ao saírem dos estabelecimentos.

Para Cid Alves, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), "o Natal este ano ainda não decolou". Mas, o titula do Sindilojas confirma a movimentação de clientes pesquisando antes de comprar. "A população está fazendo o que sempre deveria ter feito, independente do cenário econômico, que é a coleta de preços". Para ele, o motor para esse comportamento do consumidor cearense é o medo do endividamento. "Eles estão com uma precaução maior este ano. Como a situação está mais difícil, eles têm o receio de fazer dívidas, se comprometendo com prestações maiores", analisa.

Mas se por um lado, o momento econômico preocupa, por outro ponto de vista ele abre nova oportunidade para as lojas de rua no centro da Cidade e em bairros comerciais, na medida em esses locais reúnem maior variedade de opções e de preços, já que o valor a ser desembolsado este ano com presentes, tende a ficar abaixo da média do ano passado. "Este ano o tiquete médio não deve passar de R$ 50,00, pois o consumidor quer fazer despesas dentro de suas possibilidades", diz Cid Alves. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco Freitas Cordeiro, acredita que é muito cedo para traçar projeções para as vendas de Natal do varejo, mas acredita que o resultado será positivo.

"Embora as pesquisas tenham sinalizado que o tiquete médio será menor do que no ano passado, o nosso consumidor é muito emotivo. Na hora de comprar o presente essa indicação pode mudar. Então nossa perspectiva é de um crescimento no mínimo 6% maior frente às vendas do ano passado", projeta.

Shoppings

No segmento de shopping center, as previsões também são positivas, porém, mais tímidas. Segundo Abílio do Carmo, presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará (Aloshop-CE), esse será "o Natal das lembrancinhas". E estima um incremento de 3% no faturamento dos shoppings em dezembro deste ano face a igual mês do ano passado.

"O comércio estava muito parado. Nesse fim de semana, notamos que houve uma melhora, mas ainda muito insignificante", afirma". O cearense está pesquisando muito, mas não está querendo se endividar", complementa o líder classista, segundo quem "o Natal ainda não aconteceu para o comércio nos shoppings de Fortaleza", devendo aquecer somente "de última hora", acrescenta Abílio do Carmo.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Embarque de óleo de soja do país despenca

A indústria nacional de óleo de soja vem abdicando de sua participação no comércio ex...

Veja mais
Pressão do dólar pode disparar preço do cacau no mercado interno em 2015

Demanda segue em alta, produção nacional ainda é insuficiente e câmbio encarece importa&ccedi...

Veja mais
Material escolar ficará mais caro

A expectativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) é d...

Veja mais
Calor e lançamentos fazem mercado de sorvete crescer

O volume de sorvetes vendido no Brasil cresceu 22% em doze meses até agosto, na comparação com um a...

Veja mais
Plantio do arroz no Estado está prestes a ser concluído

Atual safra está em defasagem se comparada com a do ano passado   A conclusão do plantio do arroz n...

Veja mais
Cristália vai expandir produção

O laboratório brasileiro Cristália, que opera um complexo industrial farmoquímico, farmacêuti...

Veja mais
Venda de tablets cresce 18,1% no terceiro trimestre, aponta IDC

As vendas de tablets no Brasil entre os meses de julho e setembro totalizaram 2,3 milhões de unidades, de acordo ...

Veja mais
Produtos mais procurados do Natal somem das prateleiras em Belo Horizonte

Produtos mais procurados para presentear no dia 25 já começam a faltar em lojas especializadas da capital....

Veja mais
Redes apostam nos panetones para ampliar vendas em até 30% no Natal

Data já responde por quase um quarto da comercialização nas lojas de chocolates de todo o Paí...

Veja mais