Terceira idade prioriza alimentação mais saudável dentro do lar

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Segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, o consumidor com 60 anos ou mais se considera observador e opta sempre pela compra de reposição na hora de abastecer a casa

 



A Kantar Worldpanel acaba de divulgar uma pesquisa que revela os hábitos de consumo de lares com pessoas acima de 60 anos, os dados referem-se ao período entre julho de 2013 a julho de 2014. Preocupados mais com a saúde, foi possível perceber que a terceira idade inseriu categorias que não faziam parte da sua cesta de consumo em anos anteriores como: água de coco, iogurtes e bebidas à base de soja.

Segundo o levantamento, na hora da compra 24% dos idosos são mais observadores e analíticos e 18% se consideram decididos e práticos para escolher os produtos. Já os lares sem idosos, se consideram mais apressados (22%), e experimentadores (24%). Outra característica dos lares com idosos de 60 anos ou mais é que eles preferem mais comodidade e optam sempre pela compra de reposição, enquanto os lares sem idosos preferem a compra de despensa.

Ainda segundo o estudo, os lares com pessoas acima dos 60 aumentaram, em cada ida ao ponto de venda, o gasto médio. Já o volume por ocasião de compra, tíquete médio e unidades diminuíram nestas residências.

Quando avaliados pela cesta de consumo, lares com a presença de pessoas com 60+ anos da  classe DE foi a que mais aumentou o valor consumido e o volume com higiene e beleza, por exemplo. Já os lares da classe AB reduziram a cesta de bebidas no período do levantamento. As cestas de higiene se destacam para as classes AB e DE.

Nos lares com idosos, as categorias que mais cresceram em volume consumido durante o ano móvel foram:

Iogurte grego e funcional, cream cheese, açúcar mascavo, produtos orgânicos, cereal matinal, água de coco, chá líquido para beber e produtos que trazem praticidades, como: pratos prontos congelados, lanche pronto, batata congelada, modificador do leite, sobremesa em pó, suco em pó.

Outras categorias que se destacaram para esse consumidor foram: detergente líquido e em pó para roupas, bronzeador/protetor, anti-séptico bucal, alvejante, purificador de ar, creme dental, esponja sintética e desodorante.

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Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar


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