Algodão transgênico deve crescer 34% na safra 2013/2014

Leia em 2min 40s

A produção de algodão em pluma geneticamente modificado será de 1,74 milhão de toneladas, com aumento de 34% frente a safra 2012/2013. A área destinada para o cultivo da fibra ficou em 1,1 milhão de hectares, expansão de 21,7% frente a safra anterior, segundo levantamento divulgado pela consultoria Céleres.

O mercado interno continua pressionado pelas indústrias devido a proximidade da entrada da safra 2013/2014 e, consequentemente, aumento da oferta disponível. Na Bahia, espera-se uma produtividade muito boa nesta safra, sendo que a produção deve atingir um dos maiores patamares já registrados.

Colheita atrasada


A colheita do algodão 2013/2014 está 3,1 pontos percentuais (p.p.) atrasada em relação ao ciclo passado. O aumento de 42,8% na área é um dos principais motivos para o atraso. A área destinada ao algodão saltou de 452,3 mil hectares para 645,9 mil hectares durante este ciclo.

Conforme o terceiro acompanhamento da colheita do algodão da safra 2013/2014, divulgado na sexta-feira (11) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita atingiu 6,2% dos 645,9 mil hectares plantados. O ano passado, nesta época, 9,2% da área estavam colhidas.

Alta de até 31%

Somente do algodão em caroço, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou mais de 4,3, milhões de toneladas no último levantamento da safra divulgado esta semana. A alta chega a 31,4% em relação ao ciclo passado. Já para o em pluma, a perspectiva é aumento de 8,2%, pois são esperados 1,1 milhão de toneladas. A área de cultivo passou de 475 mil hectares para 641 mil, incremento de 35%.

A Conab detalhou que em Mato Grosso, maior estado produtor, o plantio ocorre em dois períodos. "O da primeira safra, semeado preferencialmente em dezembro e o da segunda safra em janeiro e fevereiro. O plantio nestes períodos tem merecido a preferência dos produtores da Região Centro-Oeste, uma vez que a colheita não coincide com os períodos de chuvas, ocorrências que traz prejuízos à qualidade da pluma".

Mais 4 cultivares indicadas

A Embrapa está recomendando para o plantio da safra 2014/2015, em todo o País, as cultivares de algodão herbáceo BRS 368RF, BRS 369RF, BRS 370RF e BRS 371RF, todas transgênicas. Elas foram desenvolvidas pela Embrapa Algodão, com sede em Campina Grande, na Paraíba, em parceria com a Embrapa Meio-Norte, em Teresina, no Piauí.

As sementes dessas quatro cultivares já estão disponíveis ao mercado através dos parceiros Ceolin Agropecuária Ltda, no município de Posse, em Goiás, Sementes Produtiva, em Formosa, também no Goiás, e Algodoeira Benjamim Zandonadi, em Campo Verde, Mato Grosso.

O pesquisador José Lopes Ribeiro, que participou das avaliações das cultivares, diz que elas oferecem uma maior flexibilidade no controle das plantas daninhas, permitindo, assim, "a aplicação do herbicida glifosato nos diferentes estágios de desenvolvimento do algodoeiro sem gerar danos às plantas".

As cultivares, segundo ele, têm potencial para produtividades médias acima de 4,5 toneladas por hectare de algodão em caroço, "com percentual de pluma variando de 39% a 40,5%". As cultivares BRS 368RF e a BRS 369RF apresentam, ainda de acordo com o pesquisador, ciclo normal - cerca de 150 dias na área meio-norte - e baixo porte de planta.



Veículo: DCI


Veja também

Bombril cria limpador de eletroeletrônicos

Produto é recomendado para limpeza de qualquer aparelho eletrônico com telas de LED, LCD, Plasma e Touch Sc...

Veja mais
Preço médio do café recua 7,3% em junho, diz OIC

O preço médio do café teve queda de 7,3% em junho em relação ao mês anterior, p...

Veja mais
UPS planeja elevar em 78% cobertura no país

A UPS, líder global em serviços para a cadeia de suprimentos, inicia hoje o plano de expansão que b...

Veja mais
Farmácia: Novo anti-inflamatório para adultos

A EMS vai vender no país um anti-inflamatório para dor aguda em adultos produzido pela americana Iroko.O Z...

Veja mais
Mesmo na época da seca, produzir leite compensa

No Norte de Minas, área que sofre com as constantes secas, existem cerca de 3 mil produtores de leite Quando fal...

Veja mais
Mercado de cosméticos deve crescer 11,8%

Perspectivas menos otimistas para o consumo no Brasil não afetam as expectativas do setor de cosméticos, p...

Veja mais
Brasil não vence barreiras chinesas para produtos processados

As barreiras comerciais impostas pela China dificultam a diversificação das exportações bras...

Veja mais
Intenção de consumo cai 2,5% em junho, diz FecomercioSP

A intenção de consumo caiu 2,5% na capital paulista na passagem de maio para junho. Pesquisa da Federa&cce...

Veja mais
Comércio eletrônico retoma otimismo com o Dia dos Pais

Reforçar parcerias com fornecedores e investir em campanhas de marketing para divulgação da marca e...

Veja mais