Venda de TVs aumenta 33% no primeiro trimestre

Leia em 2min 50s

Dados da Associação Comercial mostram que as TVs são o principal alvo dos consumidores nesse período que antecede a Copa do Mundo


A Copa do Mundo e a inovação tecnológica têm feito com que as vendas de TVs aumentem nos últimos meses. A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) calcula que, no primeiro trimestre deste ano, a demanda por esse produto tenha crescido cerca de 33%. Já grandes redes do varejo apontam aumento de mais de 100% nas vendas de TVs. A procura maior é pelos aparelhos com telas de mais de 42 polegadas e, especialmente, as smart TV. Apesar da alta na demanda, a Acso informa que os preços desses produtos caíram 3,2% neste ano.

De acordo com a associação comercial, as TVs são os principais alvos dos consumidores nesse período que antecede a Copa do Mundo. A instituição destaca que esses produtos estão tomando o lugar de itens que seriam comprados à prazo, como os carros e outros bens duráveis. A boa notícia é que, apesar desse aumento na procura, os preços recuaram neste ano. "Em média, houve uma queda no preço de 3,22%", informa, com base em dados do IBGE. A Acso aponta que, na comparação entre 2014 e o mesmo período do ano passado, as vendas cresçam cerca de 33%.

A associação informa, ainda, que a maior preferência do consumidor é por aparelhos de 47 polegadas, em especial, as chamadas smart TV, com tecnologia mais avançada. As redes do varejo afirmam que as vendas por conta da sazonalidade da Copa do Mundo começaram logo no início do ano. Por meio de assessoria de imprensa, o Extra diz que, somente no primeiro bimestre de 2014, o volume dos itens vendidos com esse tipo de tecnologia, as smart TV, cresceram 150% em comparação com o mesmo período de 2013. O Walmart informa que em fevereiro essas vendas cresceram 17,5% no comparativo com esse mês no ano passado e, em março, saltaram mais 25%.

De acordo com a diretora do Walmart de Sorocaba, Luzinete dos Anjos, o recorde dessas vendas neste ano ocorreu no fim de semana do Dia das Mães, quando houve um crescimento de 140% na demanda. E, de maio a junho, ela firma que a rede projeta uma alta semelhante, superior aos 100%. "As lojas esperam por um crescimento de 135% nas vendas de TVs em relação a esse período do ano passado. O pico das vendas deve ser em maio", informa. A preferência dos consumidores, ela acrescenta, tem sido pelas TVs de plasma, com telas acima de 50 polegadas.


Copa

A Copa do Mundo é o principal fator que explica o aumento da procura. É o caso de um proprietário de um bar em Sorocaba, que não quis se identificar, que afirma ter 12 TVs em seu estabelecimento. "Vou comprar mais três para a Copa do Mundo", conta. Segundo ele, o investimento vale a pena, uma vez que, nos últimos torneios, percebeu a preferência do consumidor por assistir aos jogos no bar. "O retorno é sempre garantido", diz.

O médico Ulisses Del Nero comprou uma TV para assistir ao último mundial de seleções. No entanto, agora pretende adquirir outro aparelho com tecnologia mais avançada. "Quero ver essa novidade, que são as smart TV", diz. Ele ainda não sabe qual vai levar para assistir aos jogos. "Apesar dos problemas políticos do país, a seleção está jogando bem", avalia.



Veículo: Site Cruzeiro do Sul


Veja também

Unilever lidera ranking dos maiores anunciantes do país

A Unilever superou as Casas Bahia e se tornou o maior anunciante do Brasil, aponta o ranking da revista Meio & Mensa...

Veja mais
Empresário conquista mercado com barrinha de frutas sem glúten

Em Belo Horizonte, uma pequena empresa apostou no mercado de alimentação natural e está lucrando co...

Veja mais
Panasonic quer dobrar receita no Brasil em cinco anos

O Brasil tende a ganhar mais espaço nos negócios da Panasonic com a Olimpíada 2016 e como plataform...

Veja mais
Hotsite para loucos por Catupiry® e futebol

"Catupirados por Futebol" entra no ar com receitas e ferramentas para garantir a diversão durante os jogos. &nbs...

Veja mais
Cenário mais desafiante é pontual, diz Whirlpool

A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, decidiu colocar em f&...

Veja mais
Dia dos Namorados anima os varejistas esperam vender até 23% mais para namorados

Expectativa dos comerciantes da Capital é de vendas até 23% maiores do que no mesmo período do ano ...

Veja mais
Panasonic quer dobrar receita no Brasil em cinco anos

O Brasil tende a ganhar mais espaço nos negócios da Panasonic com a Olimpíada 2016 e como plataform...

Veja mais
Ciclo de alta do consumo não terminou, diz Hypermarcas

O presidente da Hypermarcas, Claudio Bergamo, avaliou que o ciclo de alta de consumo e crescimento da classe médi...

Veja mais
Cajucultores da Bahia querem ampliar produção de castanha em 43%

A Cooperativa de Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Rede Cooperacaju) espera aumentar a produçã...

Veja mais