Sites são alternativa para pesquisa de preços

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Consultas via internet podem ser feitas de casa ou do local de trabalho

Em tempos de inflação em alta, o consumidor lança mão de meios para economizar. Além do corte de despesas, a pesquisa e a comparação de preços é uma das alternativas para saber onde e quais produtos estão mais baratos. A internet ajuda nessa busca, diretamente nos sites de redes varejistas e nos sites Bondfaro, Buscapé, Zoom, Jacotei, entre outros. É mais fácil e rápido do que ir pessoalmente a uma das lojas.

Outros sites, que reproduzem folhetos impressos de hipermercados, farmácias, lojas de material de construção, lojas de roupas e outros tipos de comércio têm ganhado espaço e se tornam opção de consulta antes de ir às compras. Dois deles se destacam, o Tiendeo e o Ofertas de Supermercado, este último somente para supermercados e que também reproduz promoções anunciadas na televisão e fotografadas diretamente nas lojas.

O site Ofertas de Supermercado divulga ofertas da Grande São Paulo, principalmente da capital. Segundo explicação no próprio site, o propósito é "proporcionar aos consumidores a oportunidade de conhecer preços e promoções através da internet, assim como comparar os valores dessas mercadorias na comodidade de suas residências ou local de trabalho, visando maior economia em suas compras." O site diz que apenas informa as ofertas de domínio público veiculadas em tabloides, panfletos, jornais escritos, rádios e televisão pelos estabelecimentos, que são responsáveis pelas condições previstas nos anúncios.

Outro site


O Tiendeo oferece catálogos e panfletos de hipermercados, farmácias, magazines, atacadistas, lojas de material de construção, decoração, roupas, agências de viagens, entre outros, numa abrangência geográfica maior, incluindo Sorocaba. Serve para consulta de preços ao consumidor que não tem acesso direto aos folhetos, e que pode fazer a comparação entre produtos e preços, além de saber das promoções em andamento. O Tiendeo é menos conhecido no Brasil que o Ofertas de Supermercado, mas mantém páginas na internet em diversos países. A sede da empresa é em Barcelona, na Espanha.

A busca, no Tiendeo, pode ser feita por tipo de comércio, produtos, segmentos e cidades. Há avisos com as datas e prazos de validade das ofertas. A reprodução é do próprio folheto ou catálogo, com a mudança virtual das páginas. No site, a empresa esclarece que reproduz os conteúdos publicados por grupos do setor de varejo e recusa a responsabilidade de qualquer informação não elaborada pelo próprio Tiendeo.

O economista e professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Lincoln Diogo Lima, que também é um dos coordenadores do Boletim da Cesta Básica Sorocabana, observa que sites como o Ofertas de Supermercado e Tiendeo podem facilitar a pesquisa de preço pelos consumidores, mas é preciso tomar cuidados. Ele explica que, no caso de supermercados, geralmente um estabelecimento que faz promoção em determinados produtos, mantém os preços de outros até mais altos que a média. Como a compra em supermercados - alimentos e produtos de higiene e limpeza - é de muitos itens, o consumidor precisa verificar se é compensatório. A ida a várias estabelecimentos, a fim de aproveitar os melhores preços de cada um, representa gasto maior com transporte, avalia Lima.

"Pode ser útil para se informar sobre o menor preço da carne, para um churrasco, por exemplo. No entanto, o churrasco tem outros itens, como cerveja, refrigerante e o carvão", de acordo com o economista. A maior divulgação das ofertas melhora a concorrência e é positiva para a economia, diz ele, mas no âmbito local, é preciso ressaltar a importância de pequenos comércios, que não têm o mesmo poder de negociação com fornecedores das grandes redes, mas dispõem de outras características, como melhor atendimento e de estar localizado perto da residência do consumidor. De acordo com Lima, há um projeto de desenvolvimento de um aplicativo semelhante na Uniso. Há, porém, questões que merecem ser analisadas para um aprofundamento maior, considera o economista.

Consulta válida

Em relação a eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e outros itens de maior valor, a consulta de preços pela internet é válida e a internet se apresenta como uma boa ferramenta de pesquisa. A compra, nesse caso, se limita a um bem, mas de maior valor e em que o consumidor pode pesquisar também modelos, marcas e especificações.

O chefe da Divisão de Proteção ao Consumidor (Procon) de Sorocaba, José Antonio de Oliveira Júnior, entende que deve-se tomar cuidados com a reprodução de folhetos de ofertas em sites que não sejam do próprio estabelecimento comercial. Ele observa que apenas pela internet não é possível comprovar validade dos preços, características e marca, para uma reclamação, por exemplo. Como não há evidência de relação estabelecida entre o site e o estabelecimento, só ficaria disponível a consulta, sem o compromisso de realmente aquele preço anunciado ser encontrado na loja.

Para uma queixa ser formalizada no próprio estabelecimento ou em órgão de defesa do consumidor, é necessária a apresentação da publicação e a reprodução no site não teria essa validade, segundo Oliveira. Pode ainda haver outros problemas, como nas promoções de hipermercados, que cobrem o preço do concorrente mediante apresentação do anúncio. A reprodução do site não seria aceita pelo hipermercado, além disso pode ocorrer complicações se comparados os folhetos de promoção - muitas vezes para uma cidade ou região - com os preços do site do hipermercado, que apresentam diferenças, de acordo com Oliveira.



Veículo: Site Cruzeiro do Sul


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