Comerciantes estão mais otimistas em BH

Leia em 2min 50s

Apesar do cenário de incertezas que ronda a economia nacional, os comerciantes de Belo Horizonte apostam em melhor desempenho das vendas nos próximos meses. Além das datas comemorativas que se aproximam, como a Páscoa, comemorada no próximo fim de semana, e o Dia das Mães, no início de maio, os resultados obtidos nos meses anteriores também estão elevando o otimismo dos lojistas.

De acordo com a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 53,3% dos entrevistados apresentaram, em março, faturamento superior ao registrado em fevereiro. Em relação a março do ano anterior, o percentual foi de 42,9%. Por outro lado, 35,3% tiveram resultados inferiores e 21,8% mantiveram o faturamento no mês passado.

O mais interessante, segundo a responsável pela estatística da Fecomércio Minas, Luana de Oliveira, é que estes resultados já começam a impulsionar o otimismo dos empresários para o desempenho futuro das vendas. Ela destaca que a pesquisa também revelou que para abril, 76,1% dos lojistas apostam em níveis de comercialização ainda melhores do que os registrados em março. Ao mesmo tempo, 22,6% acreditam em manutenção dos resultados e 1,3% em redução.

Os empresários estão mais otimistas do que no ano passado. Isso porque, em relação a pesquisa semelhante realizada na mesma época de 2013, 70% dos entrevistados afirmaram acreditar em vendas maiores para o mês de abril.

" claro que a grande contribuição para esse otimismo está em torno da data comemorativa do mês: a Páscoa, por conta do apelo emocional. No entanto, os resultados positivos apresentados nos períodos imediatamente anteriores também estão colaborando para a aposta dos lojistas em seus negócios mesmo diante de um cenário econômico não tão favorável no país", explica.

Para se ter uma ideia, a saúde do fluxo de caixa das empresas em março foi melhor na comparação com fevereiro para 46% dos empresários entrevistados. No mês passado este item correspondeu a 38% das respostas. Para 32,5% a situação financeira foi igual ao mês passado, índice maior do que o apurado no mesmo período do mês anterior (21%).

Já em relação a este mês, 81,1% dos lojistas acreditam em uma saúde financeira melhor, enquanto 16,5% apostam na manutenção e 2,4% estão pessimistas quanto esse assunto.

Quando considerado um período maior, o empresário também aposta na melhoria do desempenho. O levantamento também revelou que para 98,6% o faturamento da empresa daqui a seis meses estará melhor ou igual ao atual. Apenas 1,4% espera um resultado menor neste período, índice igual ao apurado na pesquisa do mês anterior.

Estoques - Ainda assim, os investimentos em estoques de mercadorias, em março, para serem comercializados neste mês mantiveram o mesmo volume segundo 79,4% dos empresários entrevistados. Já 17,2% aumentaram o volume de seus pedidos. "Os empresários fazem suas encomendas com vistas a oferecer um estoque diversificado, inovador e competitivo, hoje, um dos principais atributos de valor no mercado", ressalta Luana de Oliveira.

Além disso, 67,6% dos empresários irão fazer liquidações ou promoções ao longo deste mês. A estatística da entidade lembra que se trata de uma estratégia dos empresários de diversos setores para estimular os negócios que não estejam diretamente atrelados à Páscoa. " a hora de o consumidor ficar atento às oportunidades de aliar preço e qualidade, otimizando seu poder de compra. Ao mesmo tempo, de o empresário aproveitar o momento e elevar seus níveis de comercialização", ressalta Luana.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Merck e Bionovis anunciam a assinatura de um Acordo de Colaboração para a fabricação local e comercialização de um portfólio de medicamentos biológicos no Brasil

São Paulo , Brasil, DATA - Merck, empresa líder internacional nos setores farmacêutico, quími...

Veja mais
Copa impulsiona produção de TVs, mas acelera importação de intermediários

A Copa do Mundo e o programa Minha Casa Melhor ajudaram a impulsionar a produção industrial de eletroeletr...

Veja mais
Quase toda safra 2013/14 já foi comercializada

A comercialização da safra de café do Brasil 2013/14 (julho/junho) chegou a 85% até o dia 31...

Veja mais
Páscoa: Criatividade para rechear a cesta

A uma semana da Páscoa, consumidores vão às lojas em busca das melhores opções para g...

Veja mais
Ipem-MG confere peso dos ovos de Páscoa para garantir direitos do consumidor

Fiscais da Operação Especial de Páscoa percorrerá estabelecimentos para analisar oa produtos...

Veja mais
Conab amplia safra de grãos do Brasil em 1,9 milhão de toneladas

Levantamento estima volume de 190,6 milhões de toneladas no período 2013/2014O bom desempenho da soja e do...

Veja mais
BR Pharma fará aumento de capital de R$ 400 milhões

Para equilibrar a estrutura de capital, após aumento nos níveis de endividamento e baixa geraç&atil...

Veja mais
IBGE prevê alta na produção de 16 produtos em 2014

A safra nacional de grãos em 2014 contará com aumento na produção de 16 dos 26 produtos que ...

Veja mais
Hypermarcas vai reduzir custos com logística

A Hypermarcas inaugura hoje seu centro de distribuição em Goiânia, onde concentrará a opera&c...

Veja mais