Avon venderá tinturas para cabelos

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A Avon Cosméticos anunciou ontem a entrada no mercado de tintura para cabelos. "A entrada da Avon no segmento de coloração atrairá novas consumidoras e aumentará as oportunidades de lucro para as mais de um milhão de revendedoras autônomas Avon em todo o Brasil", afirmou Ricardo Patrocínio, diretor de marketing cosméticos da Avon no Brasil, em comunicado enviado à imprensa.

 

A empresa não deu detalhes da nova linha de produtos, que são guardados para o lançamento oficial, que deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

 

No ano passado, em entrevista à Gazeta Mercantil, o presidente da companhia, Luis Felipe Miranda, afirmou que a empresa estava se dedicando a melhorar sua posição no mercado de cuidados com o cabelo, em que o Brasil ocupa a segunda posição mundial, segundo o Euromonitor. Entre as estratégias estava a entrada no mercado de tintura para cabelo, prevista justamente para este ano.

 

Não é um segmento tradicional para a Avon. Até o início do ano passado, apenas as subsidiárias da Argentina e do México vendiam uma linha desenvolvida pelo laboratório mundial da empresa, localizado nos Estados Unidos, em parceria com o centro de pesquisas no Brasil.

 

Para a divulgação dos produtos, que farão parte da linha Advance Techniques, de cuidados com os cabelos, a Avon contratou a atriz Ana Paula Arósio, que deverá fazer a mudança da cor dos cabelos como parte da campanha de marketing do lançamento.

 

Não é a primeira vez que a fabricante norte-americana de cosméticos usa celebridades locais para divulgar produtos no Brasil. A embaixadora mundial da marca é a atriz Reese Witherspoon, garota-propaganda de boa parte das campanhas da Avon, inclusive no Brasil, mas a operação local já contratou os atores Graziela Massafera e Reynaldo Gianecchini para a campanha de uma fragrância lançada localmente, a Life. O resultado, informou Miranda, meses após o lançamento, foi positivo e a empresa avaliava expandir essa estratégia para outros produtos.

 

O mercado brasileiro é o maior mercado da Avon, depois dos Estados Unidos. A empresa não divulga dados de faturamento no Brasil, mas registrou crescimento de 30% no terceiro trimestre.

 

Mercado

 

Em 2007, dado mais recente disponível, as fabricantes de colorantes e descolorantes faturaram R$ 1,51 bilhão, o que representa um crescimento de 13,88% em relação ao valor registrado um ano antes, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Já o mercado de produtos para cabelos movimentou no mesmo ano US$ 6,05 bilhões, atingindo a segunda colocação no ranking mundial, com um crescimento de 25,8% ante o ano anterior, conforme dados do Euromonitor, que calcula os valores com base nos preços ao consumidor. No total, o mercado brasileiro de cosméticos movimentou US$ 22,23 bilhões, em 2007. A Abihpec estima que as fabricantes do setor registraram alta de 10,4% no ano passado, para R$ 21,5 bilhões.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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