Frutas estão apresentando boa qualidade no Estado

Leia em 2min 20s

Olericultura apresenta sinais de estresse hídrico devido às altas temperaturas e à baixa umidade registradas nas últimas semanas


Os pomares de laranja e bergamota na Campanha estão em frutificação, permanecendo em tratos culturais. Na região do Planalto Médio, falta em torno de 10% da safra de citros ser vendida, e o desenvolvimento dos frutos para a próxima safra está normal. No Alto da Serra do Botucaraí, o pêssego colhido apresenta boa qualidade devido à insolação, que conferiu coloração e bom teor de açúcar. Já a melancia no Vale do Rio Pardo está em fase de colheita, com boa produtividade e ótima qualidade dos frutos.

De acordo com a Emater, apesar das altas temperaturas e da baixa umidade, as chuvas esparsas e irregulares têm favorecido a fruticultura, mas a olericultura do Estado dá sinais de estresse hídrico, especialmente a cultivada a céu aberto.

Para a olericultura, as temperaturas elevadas exigem uso de irrigações mais intensas, e os ventos fortes, especialmente no Vale do Caí têm dificultado a produção. Muitos olericultores não estavam plantando novas áreas de hortaliças devido à falta de umidade no solo. Com o retorno das chuvas no último final de semana, a atividade de plantio de mudas voltou a ocorrer na região. No geral, o calor excessivo neste início de 2014 tem provocado redução generalizada de hortaliças no mercado, proporcionando aumento dos preços em todos os tipos de hortaliças.

O rebanho leiteiro gaúcho apresenta boas condições nutricionais e sanitárias, principalmente nas propriedades rurais que desenvolveram um plano de alimentação para o rebanho baseado no uso de pastagens cultivadas. Com a intensificação do uso das pastagens perenes e anuais de verão, a produção de leite tende a aumentar. No entanto, a temperatura elevada é um enorme problema no manejo dos animais, que ficam muito estressados. A expectativa dos produtores com relação ao preço do leite produzido no mês de janeiro é de que este se estabilize ou tenha um pequeno decréscimo.

Neste período estão ocorrendo várias feiras de ovinos em diversos municípios do Estado. É quando os produtores adquirem reprodutores para a temporada de cobertura que se aproxima. De maneira geral, os rebanhos ovinos apresentam boas condições nutricionais, pois existe farta oferta de forragens, tanto nativas como cultivadas. No entanto, com a elevação das temperaturas e da umidade, os criadores redobram os cuidados no monitoramento e controle dos parasitas, com a realização de banhos para controle de ectoparasitas (piolho) e o uso de vermífugos, para controle da verminose.

Nesta época, também acontece a revisão dos carneiros que serão utilizados no período da reprodução, com exame andrológico, verificação de problemas nos cascos, contusões e problemas locomotores. Também ocorre a seleção de matrizes a serem utilizadas para o período de cobertura. Em relação à comercial




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Atacado puxa melhora da confiança do varejo, diz FGV

A melhora na confiança do comércio no trimestre até janeiro, verificada pela Fundação...

Veja mais
Letuca acaba de lançar uma nova embalagem

A fabricante de biscoitos de Blumenau Letuca acaba de lançar uma nova embalagem, menor que a tradicional. Tem 70 ...

Veja mais
Preço do leite recua pelo 3º mês

Valor médio bruto praticado para pagamento do produtor foi de R$ 0,996 por litro em janeiro Em janeiro, o pre&cc...

Veja mais
Safra de 2013 teve prejuízo

O casal de maricultores Edinete e Adaildo de Souza, que cultiva ostras e mariscos em Tapera, em Florianópolis, j&...

Veja mais
Incêndio e demanda mais fraca no Brasil afetam balanço da Electrolux

O incêndio de um centro de distribuição da Electrolux em Curitiba em setembro, a desaceleraç&...

Veja mais
Farmacêutica prevê para 2014 inauguração de 88 lojas

A rede de farmácias Pague Menos prevê para 2014 a inauguração de 88 estabelecimentos, dos qua...

Veja mais
Queda de rentabilidade preocupa fabricantes em 2014

A elevação de custos observada em vários setores da indústria nacional já começ...

Veja mais
Vendas de sorvetes triplicam no verão

Apesar do sucesso e do clima favorável, no Brasil as pessoas ainda tomam menos sorvete que nos outros país...

Veja mais
Apesar de recuperação no segundo semestre, fusões e aquisições apresentam queda em 2013, aponta KPMG

Mesmo com números menores que 2012, o ano passado foi o terceiro melhor período da história Co...

Veja mais