Farmácia: Faturamento do setor cresceu 17%

Leia em 2min 10s

O mercado farmacêutico brasileiro continuou a crescer no patamar de dois dígitos em 2013. Segundo dados passados exclusivamente ao Valor pelo IMS Health, foram vendidas 2,9 bilhões de unidades de medicamentos no ano passado, um crescimento de 11,6% na comparação com os resultados de 2012. Em receita, o avanço foi de 17%, movimentando um total de R$ 58 bilhões.

"Este resultado já era esperado pelos participantes do mercado e o aumento das vendas é positivo, dado o ano complicado, quando muitos produtos tiveram retração e as empresas sofreram pressões de custos", afirma Henrique Tada, presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

A IMS Health, no entanto, divulga apenas o faturamento bruto, que não reflete o que aconteceu na linha dos custos dos balanços das companhias do setor. Com quase 80% de seus insumos importados, a indústria teve que driblar a valorização do dólar em 2013. "Há indícios de que a receita líquida pode inclusive ter diminuído", explica Tada.

O segmento de genéricos foi o que apresentou a maior taxa de crescimento do mercado, tanto em volume, quanto em faturamento. Em volume, a alta foi de 16%, para 788,6 milhões de unidades, o que permitiu que os genéricos representassem 27% da indústria total no ano passado. Em receita, o avanço foi de 22%, movimentando R$ 13,7 bilhões.

Vale lembrar, no entanto, que o valor divulgado pelo IMS Health não considera os descontos de mais de 50% oferecidos pela indústria ao varejo e se baseia nos registros de preços feitos pelos laboratórios na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Mesmo assim, de acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), a evolução ficou dentro do esperado pela entidade, que previa crescimento anual entre 15% e 20%. Para Telma Salles, presidente da PróGenéricos, os resultados mostram que a política de preço baixo e qualidade dos genéricos segue atraindo consumidores no país.

O mercado de referência, por sua vez, apresentou alta de 9% em receita, para R$ 18 bilhões. O crescimento em volume, no entanto, foi de apenas 2%, para 691,8 milhões de unidades, fazendo com que este segmento representasse 23% do setor total no país.

Já o mercado de produtos de marca - que inclui similares, medicamentos que utilizam, como os genéricos, princípios ativos que já tiveram o período de proteção de patente encerrado -, fechou o ano abocanhando 48% da indústria, com alta de 15%, para 1,4 bilhões de caixinhas vendidas. Este segmento é o maior e movimentou R$ 26 bilhões, crescimento de 20%.

Para 2014, as expectativas da indústria não são altas. "Esperamos manter o nível de crescimento, não baixar muito", prevê Tada.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Dori Alimentos investe na produção de 250 mil ovos de Páscoa

Negociações com o trade começam em fevereiro e a empresa aposta no licenciamento do desenho Corrida...

Veja mais
Vendas de medicamentos genéricos crescem 15,8% em 2013 e movimenta 13,6 bilhões de reais

Participação de mercado bate recorde e atinge a marca de 27,3% no acumulado do ano   O mercado de m...

Veja mais
Trigo da Argentina começa a chegar ao Brasil em fevereiro

Carregamentos de trigo da Argentina começam a chegar aos portos do Brasil no início de fevereiro, ap&oacut...

Veja mais
Manual da prescrição

Representantes de entidades farmacêuticas elaboram neste mês o Manual de Prescrição Farmac&eci...

Veja mais
ABRAMAT: Indústria fecha 2013 abaixo do esperado

Os estudos da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT)...

Veja mais
Farmacêutica aposta em inovação

Na contramão da maioria das indústrias farmacêuticas com atuação no Brasil, a american...

Veja mais
Brasil deve colher 75,582 milhões de toneladas de milho

Estimativa divulgada na sexta-feira passada por Safras & Mercado indica que o Brasil poderá colher 75,582 mil...

Veja mais
Data para retomar a produção de leite

A Santa Rita Laticínios tem data prevista para começar a operação na unidade de Estrela: 1&o...

Veja mais
Preços de material escolar no comércio online variam até 142%

Os produtos mais buscados no comércio eletrônico são cadernos, fichários, lápis de cor...

Veja mais