Grupo Mafra investe R$ 50 mi em fábrica de fraldas em MG

Leia em 2min 40s

Planta instalada em Uberaba produz as marcas Hipopó Baby e Confort Master

 



Especializado na distribuição de produtos hospitalares, o Grupo Mafra, com sede em Ribeirão Preto, em São Paulo, trouxe para Minas Gerais a linha de produção de fraldas descartáveis. Inaugurada em setembro, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a fábrica recebeu investimento de R$ 50 milhões, valor que o grupo pretende ter retorno em até 10 anos. Atualmente, as marcas de fralda infantil Hipopó Baby e geriátrica Confort Master são vendidas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Acre, mas a meta é ampliar a venda para todos o país.

Segundo o diretor de operações das marcas, Lúcio Flávio Bueno, o grupo passou a investir nesse novo segmento com o objetivo de diversificar a atuação e verticalizar o negócio. Ele explica que, inicialmente, as fraldas começaram a ser produzidas em uma fábrica em São Paulo como teste, mas Minas Gerais se destacou como um bom mercado. "As fraldas fizeram muito sucesso em Minas, principalmente entre as classes C e D por causa do preço acessível", avalia.

Ele afirma que o consumidor mineiro é muito exigente e a aceitação no Estado é um bom sinal. "O mineiro quer qualidade e preço justo, então é um dos mercados mais desafiadores do país. Se fomos aceitos nele, então teremos entrada em nível nacional", diz. Além disso, segundo o diretor, o Estado se mostrou atrativo pelo pacote de incentivos fiscais. "Conseguimos boas condições junto ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e financiamento com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)", afirma.

De acordo com ele, o Estado não tinha nenhuma fábrica de grande porte desse setor e a maioria das distribuidoras trazia o produto de outros estados. Ele acredita que as marcas do Grupo Mafra terão grande impacto no mercado brasileiro porque vão oferecer um produto de qualidade a baixo custo. "Fizemos investimento em máquinas e tecnologia, então vamos concorrer com as pequenas, oferecendo um produto de ponta. Por outro lado, também vamos competir com as grandes, pois temos um preço baixo", diz.


Infraestrutura - A fábrica tem 20 mil metros quadrados de construção e vai gerar 350 empregos diretos e cerca de mil indiretos. Segundo Bueno, a expectativa é de que a produção de fraldas quadruplique, somando até 40 milhões de unidades por mês. Ele afirma que a experiência do grupo na área hospitalar será um diferencial na venda do produto.

"As fraldas serão distribuídas aos hospitais, então o bebê nasce e já testa o produto. A mãe vai ver que tem qualidade e, ao procurar o produto no supermercado, vai encontrá-lo com um preço baixo. Da mesma forma, a fralda geriátrica será testada pelos pacientes no hospital e a tendência dos familiares buscarem essa marca depois é muito grande", explica

Ele acredita que o mercado de fraldas descartáveis está em expansão, tanto para bebês, quanto para idosos. "O aumento da renda das famílias e a redução do preço aumentou o consumo da fralda infantil. Da mesma forma, cresce a demanda pela geriátrica, pois a população está envelhecendo e a incontinência urinária está chegando mais cedo", afirma.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Margarina Amorela muda embalagens, logomarca e adiciona vitaminas D e E nas versões regular e light

Para apresentar a reformulação, a marca fechou parceria com padarias, para entregar sacos de pães e...

Veja mais
Varejo eletrônico dribla caos logístico do País com parcerias

O varejo eletrônico encontra no encarecimento do frete o maior entrave para operar no Norte e Nordeste do Pa&iacut...

Veja mais
Inflação pesa sobre projeções do varejo para o próximo ano

Inadimplência, juros e inflação em alta e a restrição ao crédito pesam sobre o ...

Veja mais
Tennis Express reforça plano de expansão em centros comerciais

A varejista de calçados Tennis Express - pertencente ao Grupo Afeet, dono das marcas Authentic Feet, Artwalk e Ma...

Veja mais
Cesta Básica Ideal sobe 4,25% no mês de outubro

O Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, Política e Estatística (IBESPE) identificou que ir ao supermerc...

Veja mais
Família Grendene troca créditos por capital na Vulcabras

Duas capitalizações que somam R$ 350 milhões serão suficientes para deixar o patrimôni...

Veja mais
GS1 Brasil homenageia empresariado nacional no 16ª Prêmio Automação

Empresas e parceiros que desenvolveram as melhores soluções inovadoras em processo automatizados ser&...

Veja mais
Orquídea lança Queijo Parmesão Ralado

Com o objetivo de agregar valor à sua linha de massas e alcançar maior presença no ponto de venda, ...

Veja mais
Varejo aposta na volta dos carnês

Mesmo com receio da alta da inadimplência, grandes redes focam no crediário para turbinar as vendas no fim ...

Veja mais