O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo em chocolates

Leia em 2min 20s

Acompanhando a tendência de crescimento do mercado de produtos premium no Brasil, a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) anuncia a criação de uma diretoria exclusiva para o segmento de chocolate premium

De acordo com estudo encomendado pela ABICAB, 75% consomem chocolate e 35% não trocam o chocolate por nenhum outro alimento ou bebida.

Recente pesquisa encomendada pela ABICAB revela que brasileiros amam chocolate. Um verdadeiro raio X dessa relação foi feito e mostra, por exemplo, que 75% da população consome o alimento e 35% não troca o chocolate por nenhum alimento ou bebida. O estudo ouviu 2.002 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país, e identificou os principais hábitos de consumo quando se trata de bombons, tabletes, confeitos, achocolatados, trufas, entre outras categorias.

O chocolate faz parte do carrinho de compras da maioria dos brasileiros e o sabor ao leite é o campeão, com 58% da preferência dos apaixonados. As classes A/B são as que consomem mais chocolate. E depois da Páscoa, o inverno, Natal e Dia dos Namorados são os períodos em que o consumo aumenta: 23%, 16% e 11%, respectivamente. O estudo mostra ainda que fatores como tipo de chocolate ou a embalagem são mais importantes que a marca e o preço na hora de presentear para 57% dos entrevistados.


Os dados revelam também que o prazer e a satisfação são as principais sensações obtidas, para 61%. Não é a toa que 88% dos consumidores compram o produto para consumo próprio. Quanto à origem do alimento, o chocolate nacional, com nota 8,6 dentro de uma escala de 0 a 10, é melhor avaliado do que o importado, que teve nota 7,4. “A pesquisa confirma a qualidade do produto nacional, que já tem forte tradição junto ao consumidor. O consumo per capita de chocolates no Brasil cresceu muito. Na década de 70 girava em torno de 300g, hoje é de 2,5 quilos em média por pessoa. Isso se deve principalmente pelo fato de o brasileiro cada vez mais identificar o chocolate como um alimento”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da ABICAB.


Nessa relação de paixão as mulheres estão à frente dos homens, representando 56% do público consumidor. “Esse estudo permitirá que as empresas conheçam o perfil do consumidor e ofereçam produtos que atendam suas expectativas. O Brasil é o 3º maior mercado de chocolates do mundo e caminha a passos largos para assumir a 2ª posição até 2016”, afirma Ubiracy. Outro dado importante é que a marca e a qualidade dos ingredientes são os principais fatores que definem o chocolate Premium, mercado que cresce em média 20% ao ano e já representa 6% do total de chocolates produzidos no país.



Veículo: EmbalaWeb


Veja também

M.Dias Branco tem perspectiva otimista para 2014

Após divulgar avanços de mais de 20% no lucro e na receita de julho a setembro, a M. Dias Branco, maior fa...

Veja mais
Fabricantes acirram a disputa com produtos de menor ruído

Às vésperas da mudança nas normas que determinam o nível de ruído de aparelhos eletro...

Veja mais
Espanhola Desigual eleva competição no mercado da moda

Motivadas pelo baixo desempenho, em especial do mercado europeu, redes de vestuário estrangeiras têm aposta...

Veja mais
Empresas menores viram alvo de compradores estrangeiros

Pequenas e médias varejistas são o principal foco de investidores estrangeiros. Após uma procura in...

Veja mais
Sebrae fará palestras para mostrar aos lojistas como se preparar para o Natal

O escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, promove, na próxima semana, ações direcionadas aos e...

Veja mais
Logística ainda é apontada como principal entrave

Para especialistas, os problemas estão ligados à insuficiência de investimentos no setor em todo o B...

Veja mais
Abril compra varejista on-line de cosméticos

A Abril, maior editora de revistas do país, deu mais um passo em sua estratégia de ampliar a divisã...

Veja mais
Lucro trimestral da Arezzo sobe 2,8%

Com desaceleração no crescimento das vendas, a fabricante e varejista de calçados Arezzo&Co reg...

Veja mais
Lucro da Multiplan cresce 20% no trimestre

Segunda maior empresa de shopping centers do país, a Multiplan registrou lucro líquido de R$ 86,7 milh&oti...

Veja mais