Nestlé reduz previsão de receita para 2013

Leia em 2min 10s

A Nestlé reduziu sua previsão de receita para este ano, depois de registrar vendas decepcionantes na Europa. A maior companhia de alimentos industrializados do mundo divulgou ontem resultados abaixo das expectativas dos analistas pelo quarto trimestre consecutivo.

A Nestlé informou aumento de 5,3% nas vendas do primeiro semestre, para 45,2 bilhões de francos suíços (US$ 49,1 bilhões), abaixo dos 45,6 bilhões de francos previstos por analistas. Pelo critério orgânico usado pela companhia suíça, que exclui o impacto de variações cambiais e de aquisições de empresas ou operações, as vendas subiram 4,1% na primeira metade do ano, abaixo da meta que a empresa havia traçado anteriormente para o ano, de 5% a 6%.

Os números informados ontem sinalizam que houve desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando houve crescimento orgânico de 4,3%. A empresa agora projeta atingir crescimento orgânico em torno de 5% neste ano.

O analista Andrew Wood, do banco Sanford C. Bernstein, disse que o desempenho trimestral das vendas foi "muito decepcionante". Ele destacou que o crescimento orgânico do segundo trimestre, de 3,9%, ficou bem abaixo da média das previsões, de 4,6%. Também foi "o menor crescimento desde o terceiro trimestre de 2009 [...] e o aumento nos preços [0,8%] foi o menor em mais dez anos, desde 2002", escreveu em informe a clientes.

O CEO mundial da Nestlé, Paul Bulcke, disse que o "crescimento orgânico ficou um tanto parado, refletindo preços menores em nossos mercados, já que aproveitamos custos menores de insumos para atender as expectativas dos consumidores de hoje mais receosos com valores".

O analista Sanford C. Bernstein observou que a revisão das previsões significa que um avanço anual inferior a 5% é uma possibilidade. "Lembra-nos um pouco da agora infame previsão do início de 2009 de 'ao menos chegar aos 5%' [...] que acabou em um crescimento anual de 4,1%".

As vendas andaram mais devagar no mercado europeu, onde o aumento foi de 1,7%. Segundo a Nestlé, os consumidores foram "extremamente sensíveis a preços" e a empresa foi "receptiva" a isso, o que fez sua margem operacional cair na região em 10 pontos percentuais.

As vendas na região que engloba Ásia, Oceania e África subiram 5% no primeiro semestre do ano, uma desaceleração acentuada em relação aos 11,9% e aos 8,4% registradas nos anos de 2011 e 2012, respectivamente.

Apesar dos números fracos das vendas, a Nestlé ainda registrou lucro líquido de 5,1 bilhões de francos, dentro das previsões dos analistas.

As ações da Nestlé caíram 2,32% ontem, cotadas as 63,2 francos.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Algodão deve brilhar em safra menos rentável

A cerca de um mês do início do plantio da safra de grãos 2013/14 no Brasil - em Mato Grosso, a semea...

Veja mais
Comércio exterior da China tem alta vigorosa e gera otimismo

As exportações e importações da China cresceram vigorosamente em julho, reforçando a ...

Veja mais
Valor da cesta básica segue em queda

Pela terceira semana consecutiva, o conjunto de 34 itens que compõem a cesta básica apresentou queda na re...

Veja mais
Produção de grão chega a índice histórico de 186,15 mi de toneladas

A safra nacional de grãos do período 2012/2013 chega, no décimo primeiro levantamento, ao recorde d...

Veja mais
Superávit comercial da China melhora e anima mercados

Uma recuperação surpreendentemente firme das exportações e importações da Chin...

Veja mais
Luxo expande vendas focadas no varejo de itens seminovos

Comprar produtos de grifes sofisticadas no atual cenário econômico, em que a cautela do consumidor é...

Veja mais
Preço tem queda de 1,19%, diz o Procon-SP

O valor da cesta básica paulistana teve queda de 1,19% no período de 2 a 8 deste mês, segundo pesqui...

Veja mais
Gasto com trigo importado sobe 41%

As importações de trigo do Brasil somaram 7 milhões de toneladas nos últimos 12 meses at&eac...

Veja mais
Varejo de roupas deve girar R$ 14,3 bi no mês

Os itens de vestuário e calçados lideram a preferência de compras dos consumidores para a data comem...

Veja mais