Indústrias aquecem produção para Natal

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Falta pouco mais de seis meses para a chegada do Natal – principal data para comércio. No entanto, as empresas que comercializam itens decorativos já estão a todo vapor. A expectativa para a data comemorativa é bastante positiva. “Acreditamos que devemos elevar nossas vendas em até 15% em relação a 2012”, aponta Thereza Dib, proprietária da Buquê Animatronics, localizada em Santo André, que fabrica produtos para decoração cenográfica como bonecos animados para festas sazonais como o Natal.
 
 A empresária conta que grande parte desse crescimento esperado nas vendas será proveniente da participação da empresa na Feira Natal Show, que vai até sábado, no Expo Center Norte. “É o maior evento do ramo. Participamos sempre. Fechamos muitos negócios durante esses dias.”
 
 Entre a cartela de clientes estão shoppings centers e lojas do segmento. “Trabalhamos o ano todo na confecção de bonecos e artigos natalinos, mas nesta época ampliamos nosso quadro de funcionários, de 18 para até 60 pessoas, aproximadamente, para darmos conta das encomendas. A ideia é começar a distribuir os itens entre setembro e outubro”. Os artigos são todos produzidos na unidade andreense.
 
 Também participante da feira e instalada em Mauá, a Cromus Embalagens espera que o evento responda por até 25% do total de negócios fechados durante este ano. A companhia já ampliou o volume de trabalhadores e deve contratar ainda mais. “Já há 20 pessoas terceirizadas com a gente. Devemos recrutar mais 20”, pontua o presidente da Cromus, Eduardo Cincinato.
 
 Segundo o executivo, 9.000 itens estão em exposição para serem comercializados. “Vendemos desde Papai-Noel até árvores e guirlandas.” A empresa importa grande parte dos artigos natalinos que vende e produz embalagens com motivos de festas, de presentes e também tem grande foco na Páscoa. “Vendemos, além das sacolas e embalagens, ursinhos de pelúcia.”
 
FEIRA
 A quarta edição da Natal Show é voltada a profissionais do setor. “É uma feira de negócios, lojistas, atacadistas, shoppings, empresas que comercializem os itens ou que decorem seus espaços para a data. Esperamos receber em quatro dias de evento cerca de 25 mil profissionais”, conta Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, empresa promotora do evento.
 
 Segundo ele, o setor natalino, como um todo, deve movimentar neste ano cerca de R$ 1 bilhão. “Acredita-se que a feira seja responsável por alavancar 70% desse montante”. Motivado pelo evento, esse mercado cada vez tem apostado mais no poder de decisão do comprador. Se antes o lojista visitava a feira e só fazia sua encomenda depois, hoje vai ao evento decidido a comprar e abastece 100% do seu estoque no próprio local.
 
 Para se ter uma ideia do potencial desse setor, só os shoppings brasileiros gastaram R$ 235 milhões em decoração natalina em 2012, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings).  Além da comercialização, Abdala conta que a feira serve de vitrine do que será tendência no quesito decoração. “Neste ano a cor verde estará mais presente do que o tradicional vermelho, por exemplo.”



Veículo: Diário do Grande ABC


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