Programa Balde Cheio em destaque na Superagro

Leia em 2min 20s

Faemg é a gestora do projeto em Minas.

O Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira em Minas Gerais - mais conhecido como Programa Balde Cheio - completa seis anos em 2013. Para comemorar sua evolução, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), gestora do programa no Estado, realiza, hoje, o 2º Encontro Mineiro Balde Cheio, na Superagro Minas, no Expominas, em Belo Horizonte.

" um evento comemorativo, que reunirá produtores, técnicos e parceiros, sem os quais o programa não teria atingido tamanha abrangência. Além disso, o objetivo é difundir ainda mais o programa e motivar os produtores", afirma o coordenador do Balde Cheio em Minas Gerais pela Faemg, Wallisson Lara Fonseca.

Quando o programa começou, em 2007, lembra Fonseca, nove municípios e cerca de cem produtores estaduais participavam. Em 2010, o número de cidades mineiras participantes saltou para 137 e o de produtores para aproximadamente 1,5 mil, com mais 118 entidades parceiras e 146 técnicos capacitados.

Hoje, o Balde Cheio abrange 252 municípios mineiros, 2 mil produtores, 152 entidades parceiras e 184 técnicos treinados. "O programa tomou essa proporção devido à própria necessidade dos produtores, frente ao aumento dos custos de produção, de participar de treinamentos técnicos específicos para mitigar estes custos e se tornarem gestores da atividade", explica o coordenador.

Além disso, em cada município participante existe uma unidade demonstrativa, onde são planejadas todas as diretrizes das atividades que envolvem o setor de acordo com a necessidade de cada produtor e sua disponibilidade de recursos. "Cada caso é um caso. Cada propriedade tem suas características é o planejamento é personalizado", destaca Fonseca.


Regras - Para participar do programa, existem critérios e metodologias específicas para implantação nas propriedades. O produtor recebe orientação dos técnicos da Faemg e ainda visitam a unidade demonstrativa do Balde Cheio no município participante para ver, na prática, o funcionamento de toda a estrutura e adequar as técnicas para sua demanda.

Minas Gerais responde por aproximadamente 30% da produção nacional de leite. Só em 2012, o Estado produziu perto de 8,7 bilhões de litros, o que consolidou um crescimento de praticamente 40% em relação à produção estadual de 2001. E, 2013, como ressalta Fonseca, é considerado o "ano do leite", uma vez que os preços estão aumentando e o programa oferece ferramentas para reduções de custos, o que está ampliando as margens dos produtores.

Cerca de dois mil produtores, além de técnicos, coordenadores e parceiros do programa são esperados para o encontro de hoje. O presidente da Faemg, Roberto Simões, e a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, farão a abertura do evento, no Expominas, a partir das 9h. A programação inclui apresentação de casos de sucesso, homenagens a entidades, técnicos e produtores e palestras.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Agricultura sustentável é prioridade

Brasília - O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse que o financiamento ao desenvolvimento sustent...

Veja mais
Feira discute futuro de queijos artesanais

O fórum internacional "Indicações Geográficas, Patrimônio Cultural e os Queijos de Lei...

Veja mais
Dia das Mães beneficia os trabalhadores temporários

Em Minas, foram quase 3,7 mil contratações.O período que antecedeu o Dia das Mães deste ano ...

Veja mais
Tomate ecológico é destaque entre projetos da Embrapa Solos

Uma pesquisa recente da Embrapa Solos está ganhando evidência este ano, quando se comemoram os 40 anos da E...

Veja mais
Adiada votação da MP que desonera a cesta básica

Um pedido de vista coletivo adiou a votação do parecer do relator, deputado Edinho Araújo (PMDB-SP)...

Veja mais
Preços no varejo têm a nona alta consecutiva

De acordo com o Índice de Preços no Varejo (IPV), apurado pela FecomercioSP, os preços do varejo pa...

Veja mais
Macarrão está presente em 99,6% dos lares brasileiros

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar World Panel e encomendada pela Associação Brasileira das ...

Veja mais
Frete aumenta, arrecadação, idem; sobra inflação

O aumento excessivo do frete marítimo nas importações nos últimos anos tem gerado impactos n...

Veja mais
Feijão sobe e deve puxar a inflação

Clima, falta de mão de obra e redução da área de cultivo são motivos do aumento de 30...

Veja mais