Preço do ovo de Páscoa sobe 19,78% em dois anos, diz FGV

Leia em 2min 30s

Entre as sete capitais pesquisadas, o maior aumento médio do ovo de Páscoa, segundo a FGV, foi em Porto Alegre (8,35%); seguido por São Paulo, que teve alta de 8,15%


De março de 2011 a fevereiro de 2013, o preço dos ovos de Páscoa subiu, em média, 19,78%, índice que representa 7,78 pontos percentuais acima da inflação do mesmo período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A informação foi dada à Agência Brasil pelo economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, André Braz. Segundo ele, em relação à Pascoa passada, a alta foi 6,42%, um alta de 0,38 ponto percentual acima da inflação dos últimos doze meses, que foi 6,04%.

Para André Braz, a alta do ovo de Páscoa não foi maior em relação ao ano passado porque os preços de alguns insumos básicos utilizados na fabricação do produto tiveram quedas significativas, como o preço do cacau, que caiu 12% nos últimos doze meses, e do açúcar, que teve queda de 11% no mesmo período.

Entre as sete capitais pesquisadas, o maior aumento médio do ovo de Páscoa, segundo a FGV, foi em Porto Alegre (8,35%); seguido por São Paulo, que teve alta de 8,15%. Belo Horizonte teve o menor índice de reajuste, 4,03%. No Rio de Janeiro, o preço médio do produto aumentou 6,06%, quando comparado com a variação registrada em 2012.

Braz diz que, apesar dos aumentos às vésperas da Páscoa, é praticamente impossível evitar comprar ovos de chocolate. “O produto é utilizado muito mais para satisfazer o apelo emocional, principalmente das crianças, que são educadas a partir da representação do simbolismo da Páscoa. Ela é educada, principalmente no caso de ser católica, para esperar pelo ovo”.

Decorre desse apelo emocional, do simbolismo e do fato de a estrutura de negócios - aí incluído embalagem e formato – a enorme diferença entre o preço do chocolate convencional, principalmente em barra, e o do ovo de Páscoa.

“É por isto que eu não tenho dúvidas em afirmar: não é um bom negócio para o consumidor comprar ovo de Páscoa. Se for para presentear um amigo, uma namorada, o melhor mesmo é dar uma caixa de bombons ou ainda uma barra de chocolate convencional – porque paga-se muito mais pela grama do chocolate adquirindo um ovo do que uma caixa de bombons”, diz. “Se tal gasto é inevitável nesta época do ano, é preciso controlar o impulso consumista e abusar da pesquisa de preços para economizar e presentear parentes e amigos”.

Para Braz, a maioria dos consumidores aguarda até a véspera da Páscoa no intuito de aproveitar as promoções de última hora. Segundo ele, o consumidor deve fazer suas compras com atenção, pois é maior a probabilidade de sobrar apenas os produtos mais caros ou levemente danificados. “Vale pesquisar e comprar um pouco antes da Páscoa para ganhar na qualidade e no preço”, diz.




Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

A região nordeste é o novo oásis do mercado de sorvetes premium

Enquanto os fabricantes de sorvetes previamente investiam em versões mais sofisticadas no Sudeste do Brasil, pesq...

Veja mais
Ovo de Páscoa sobe bem mais na região do ABC

Depois de passar por várias parreiras de ovos de chocolate nos mercados da região, a professora Helo&iacut...

Veja mais
Projeto resgata feijão guandu no Vale do Paraíba

Ele tem cor e forma de uma lentilha, mas é um feijão. Desconhecido de grande parte dos brasileiros, o feij...

Veja mais
Sharp, um gigante japonês sem dinheiro

A japonesa Sharp Corp. tenta freneticamente encontrar novas fontes de capital à medida que se aproximam important...

Veja mais
First Class negocia entrada de novo sócio

A varejista de artigos de cama, mesa e banho First Class, do Rio de Janeiro, avalia a entrada de um novo sócio no...

Veja mais
Mercado de chicletes encolhe no Brasil

O mercado brasileiro de goma de mascar está encolhendo em volume, ficando mais concentrado e voltado para produto...

Veja mais
Indústria de higiene se volta para público infantil

"Síndrome do filho-rei". Assim é conhecido o maior fenômeno de crescimento dentro do mercado brasile...

Veja mais
Coloridos, pratos para quem está de dieta são oferecidos como marmitas nos supermercados

Comer com prazer, sem sentir culpa nem ter trabalho. As sócias Cacau Melo e Caro Gall partiram desse conceito par...

Veja mais
Café deverá subir, prevê Rabobank

O banco de investimento Rabobank projeta alta de 14% nos preços internacionais do café arábica at&e...

Veja mais