Páscoa já movimenta supermercados de BH

Leia em 3min

Expectativa é de que a comercialização supere em 20% o ano passado.


A semana em que a demanda por ovos de chocolates de fato se aquece inicia agora, mas as vendas já estão elevando o faturamento da rede varejista do Estado. A expectativa é de que, até a Páscoa, a comercialização do produto supere em cerca de 20% a alcançada no mesmo período de 2012. Há redes supermercadistas que contrataram centenas de funcionários temporários para receberem o fluxo de clientes atraído pela data comemorativa.

No grupo Supernosso/Apoio Mineiro, por exemplo, as boas expectativas levaram a uma contratação extra de 200 temporários para o período. Isso equivale a um aumento de 4% no quadro de trabalhadores, conforme informações do presidente do grupo, Euler Fuad.

E os consumidores têm seguido à risca a expectativa inicial do grupo e têm ido as compras em uma proporção maior do que a do ano anterior.

Mesmo com o reajuste aproximado de 10% no preço dos ovos, as vendas também cresceram. Nessa rede, a alta já chega a 10% em relação ao ano passado. "Sabemos que vamos vender mais ainda.  sempre assim. Todo ano entramos a última semana com a sensação que vai ter sobra de ovos e no final falta", afirma.

Como não só os chocolates são símbolos da Páscoa, a lista também abre espaço para peixes e vinhos, por exemplo, as vendas do grupo de um modo geral já estão 20% mais altas que em 2012. "Depois do Natal, a época mais forte de vendas é a Páscoa. Estamos preparados para um crescimento de 20% e ele está se consolidando", afirma Fuad.

Outra rede de grande porte que também está com bons resultados nos dias que antecedem a Páscoa é o Verdemar, que já possui a comprovação de alta de 15% nas vendas, esperada para este ano, conforme informações da assessoria de imprensa do grupo.

Até o Supermais, que não tinha tanta tradição na venda de ovos quanto as redes varejistas maiores, neste ano aposta em bons resultados em decorrência da data. Segundo o gerente comercial do supermercado, Diogo Pertence, a alta nas vendas de ovos será de pelo menos 20%. "Mas temos possibilidade de vender mais, se levarmos em conta os resultados alcançados até agora", afirma.


Análise - Para o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, as vendas de ovos de Páscoa devem crescer em torno de 6% em relação a 2012. A projeção otimista, apesar de bem mais cautelosa do que o registrado em algumas empresas, se justifica pela baixa taxa de desemprego e a melhora na renda do consumidor.

Esses bons resultados que estão sendo confirmados na prática já eram uma expectativa anterior do setor varejista. Segundo uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 94,9% dos supermercadistas entrevistados disseram que a Páscoa afeta de forma positiva os negócios. Para 72,6% dos ouvidos, a data vai ser reflexo de mais vendas neste ano do que em 2012.

Para atrair o público para as lojas, as principais estratégias que estão sendo adotadas neste ano são promoções, diversificação do mix, maior preocupação com a visibilidade da loja e melhor atendimento.

Para o economista da Fecomércio Gabriel de Andrade Ivo, o otimismo inicial poderia ser explicado pela redução nas vendas nos dois primeiros meses deste ano. Isso porque os empresários viram na primeira data comemorativa do ano como o momento de reverter o mau momento.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Unido, setor varejista brasileiro prevê que a década será de formalização

Durante o 1˚ Fórum Nacional do Varejo, empresários do comércio reclamam da burocracia tribut&a...

Veja mais
Danone anuncia nova linha de produtos

Parceria em produtos lácteos frescos inova com sugestão de reaproveitamento da embalagem de maneira l&uacu...

Veja mais
Nestlé faz recall de chocolate Kit Kat em oito países

A Nestlé anunciou o recall de quatro versões da barra de chocolate Kit Kat Chunky em oito países. A...

Veja mais
Gomes da Costa lança embalagens especiais de seus pescados para a Páscoa

      A Gomes da Costa acaba de lançar uma campanha promocional dos seus produtos p...

Veja mais
Embrapa orienta sobre uso da água na produção de leite

No Dia Mundial da Água, sexta-feira da semana passada, a Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos lan...

Veja mais
Panificação cresce 11,6%, com faturamento de R$ 70 bilhões

O faturamento da panificação brasileira em 2012 cresceu 11,6% em relação ao ano anterior, mo...

Veja mais
Varejistas apontam diálogo com Estado como saída para o setor

Após passar por um longo processo de maturação, o varejo se tornou tema de debate entre as principa...

Veja mais
Jequiti quer produção própria e mais consultoras em 2014

Com a intenção de começar 2014 com produção própria - hoje feita por sete gran...

Veja mais
Biscoito Globo rejeita as mudanças

O biscoito Globo, tradição nas praias do Rio, mantém a fórmula desde 1954. A embalagem tamb&...

Veja mais