Indústria e varejo projetam incremento de 5% com a Páscoa

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Movimentação financeira em função da data pode atingir R$ 4,4 bilhões


Diferentemente da tradicional cantiga infantil, não serão um, dois ou três ovinhos que o coelhinho da Páscoa trará em 2013. Entre azuis, amarelos e vermelhos também, serão disponibilizados no varejo brasileiro mais de 80 milhões de ovos de chocolate, distribuídos em cerca de 800 mil pontos de venda, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A expectativa de crescimento do mercado em função da Páscoa é de 5% neste ano, tanto na indústria quanto no comércio, mas o percentual tem bases distintas em cada um dos setores. Com a antecipação da data, comemorada em 31 de março neste ano, os fabricantes mantiveram o volume produzido em 2012, de 18 mil toneladas.

No caso da indústria, a expectativa de crescimento está no faturamento. O vice-presidente de chocolates da Abicab, Ubiracy Fonseca, explica que o setor está acompanhando o módico desempenho da economia brasileira, por isso as fábricas não esperam por um crescimento ainda maior. Mesmo com expectativas mais moderadas em relações a Páscoas passadas, Fonseca lembra que a indústria está colocando no mercado mais de 100 lançamentos, entre ovos, bombons, coelhos de chocolate e outras guloseimas. Tudo para agradar ao gosto dos consumidores brasileiros, inseridos no terceiro maior mercado produtor de chocolates do planeta.

“Pensando no crescimento do Brasil, que tem sido baixo - 0,9% no ano passado -, a expectativa da indústria para a Páscoa é bem considerável”, diz o dirigente da Abicab. “O Brasil hoje é o terceiro maior fabricante de chocolates no mundo, e isso nos coloca numa posição privilegiada no mercado global, somos grandes players”, acrescenta. Dentro deste grande mercado, a Páscoa 2013 deve seguir apontando tendências já observadas em anos anteriores, como o grande volume de ovos licenciados de personagens infantis e a preferência dos adultos por ovos de marcas tradicionais. Uma mudança em relação ao ano passado é que os pontos de venda devem comercializar maior quantidade de ovos menores, segundo Fonseca.

Todo o arsenal de chocolate que será presenteado e saboreado pelos brasileiros no próximo dia 31 será responsável por uma movimentação financeira que pode chegar a R$ 4,4 bilhões somente em artigos para o período, segundo estudo da IPC Marketing. E o Rio Grande do Sul tem papel determinante nesse cenário: é responsável pelo maior consumo de chocolate per capita do Brasil, de R$ 46,87 por habitante, frente à média nacional de R$ 22,64 per capita.
Supermercados se preparam para a corrida aos ovos

Estudo divulgado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) aponta que somente os estabelecimentos do setor devem comercializar nove milhões de ovos na Páscoa 2013, alavancando faturamento de R$ 89 milhões. Apesar de alto, o volume é o mesmo do ano passado. Também em função da data, os supermercados optaram por manter os estoques e, seguindo o movimento nacional, estão focando nos artigos infantis, entre os quais 80% são formados por ovos licenciados com personagens queridos pelos pequenos. O setor também espera alta de 5% nas vendas.

O levantamento mostra, ainda, que 82% dos entrevistados pretendem adquirir algum ovo de Páscoa, enquanto em 2012 eram 66,5%. A alta é fruto do crescimento de indivíduos inseridos no mercado de consumo, de acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Outros produtos, como pescados, carnes e bebidas em geral pegam carona na venda de chocolates, daí a expectativa de alta nas vendas dos supermercados. “Sempre acreditamos no crescimento dos pescados, muito associado à data, e pensando na questão climática, com menos frio, ocorreu essa manutenção nos estoques de chocolates. Por isso, a entidade se preocupa com as compras de última hora, pois o consumidor pode não encontrar o que deseja”, alerta Longo.

Essa é uma preocupação que o Walmart tenta evitar. As encomendas junto a fornecedores foram ampliadas em mais de 10% nesta Páscoa, justamente pela expectativa de ampliar os negócios em 10%. Entre os produtos, estão ovos infantis e ovos para presente comercializados exclusivamente na rede. Também já estão sendo iniciadas promoções nas lojas. “As lojas estão bem preparadas, apostamos muito nos ovos com brinquedos, a própria indústria apostou, trazendo muitas novidades”, afirma Júlia Endres, gerente comercial da Walmart Brasil na região Sul.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


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