Aumento salarial pode afastar empresas da China

Leia em 2min 10s

Os aumentos de salário na China e a baixa produtividade da indústria local podem levar indústrias para outros países, seja atrás de mão de obra barata ou de mais produtividade. Essa é a previsão da Boston Consulting Group.

Coincidência ou não, mais empresas têm anunciado a saída de algumas linhas de produção do país. Na semana passada, a fabricante de brinquedos Mattel decidiu que parte da produção de alguns itens migrará para Brasil e Índia. "Embora ainda em estágio inicial, o resultado das mudanças na estrutura de custos na China já é visível em recentes movimentos de terceirização por empresas", diz a consultoria em relatório produzido no ano passado.

Segundo a consultoria, os salários chineses subiram, na média, 19% ao ano entre 2005 e 2010. No mesmo período, o ritmo nos Estados Unidos foi de 4%.

Levantamento feito pela consultoria mostra que em 2000 os salários médios na China correspondiam a cerca de 3% do rendimento nos EUA. Com a expectativa de continuar com aumentos reais no médio prazo, a consultoria estima que em 2015 o salário médio nas regiões que melhor pagam o trabalhador na China já estará equivalendo a quase um terço do pago à mão de obra dos EUA nas regiões com os salários mais baixos do país.

"Em 2000, os salários em uma fábrica na China estavam, em média, em US$ 0,52 por hora. Como o mercado de trabalho chinês está ficando mais apertado pelo crescimento econômico e o envelhecimento da mão de obra, os aumentos (anuais) de salário devem seguir na média de 18% até 2015. Assim, os salários médios podem chegar a US$ 6,31 por hora em 2015", projeta a consultoria. No relatório, os analistas citam como comparação o acordo fechado pela Ford com sindicatos para criar 12 mil empregos nos EUA até 2015.

Os novos contratados pela montadora terão salário entre US$ 15 e US$ 16 por hora.

Mattel. A fabricante de brinquedos norte-americana Mattel anunciou na semana passada que transferirá parte da produção para Brasil e Índia em um esforço de reduzir custos. "A medida se deve a fatores de eficiência. Não dá para dizer que não vamos mais continuar na China", disse a vice-presidente da Mattel, Lisa McKnight.

Para o Brasil, serão produzidos brinquedos de plástico para crianças pequenas da linha Fisher-Price, jogos de cartas como o Uno e quebra-cabeças. No mercado brasileiro, a Mattel vai produzir com parceiros como a Grow e a fabricante de baralhos Copag. Para a Índia, será transferida parte da produção de bonecas Barbie.

No mesmo movimento, a General Eletric inaugurou no ano passado uma nova fábrica em Kentucky, nos EUA, para a produção de aquecedores de água que anteriormente eram produzidos na China. / F.N.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Varejo cresceu 8,4% em 2012, mas patinou no fim do ano

Segundo o IBGE, comércio beneficiou-se dos estímulos ao consumo, como os cortes dos juros e do IPIApesar d...

Veja mais
Leite com chocolate

A Dália Alimentos, com sede no Rio Grande do Sul, investirá R$ 22 milhões em uma unidade de fabrica...

Veja mais
Retorno da chuva traz alento à soja no Rio Grande do Sul

Mesmo com registros de quebra, principalmente no noroeste do Estado, otimismo na produção se mantém...

Veja mais
Distribuidores de remédio projetam crescimento em 2013

Segundo a Abradilan, a expectativa de aumento gira em torno de 11% a 20% neste anoDistribuidores de medicamentos esperam...

Veja mais
Vendas de material escolar surpreendem

Papelarias registraram alta de até 30% nas vendas de artigos escolaresConsiderado o "Natal" das papelarias e livr...

Veja mais
Expansão do Uai prevê mall em comunidades

A rede mineira de shoppings populares Uai Shopping não para de crescer. Após dobrar o faturamento em 2012 ...

Veja mais
Hipermercados e alimentos se destacam no ano

A atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo puxou a alta de 8,4% nas venda...

Veja mais
Vendas do varejo em MG crescem 6,7% em 2012

As vendas do varejo em Minas Gerais cresceram 6,7% em 2012 em relação ao ano anterior, segundo a Pesquisa ...

Veja mais
Heinz: informação privilegiada rendeu lucro de 2.000% em um dia

Investidores que apostaram US$ 90 mil em opções de compra de ações da empresa ganharam US$ 1...

Veja mais