Governo estimulará investimento em armazéns

Leia em 2min 30s

Safra recorde gera preocupação com estrutura para transportar e armazenar produtos


Uma série de fatores contribuiu para o Brasil bater, novamente, recorde na produção e na produtividade de grãos estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O que, por um lado, é uma ótima notícia para o país, por outro deixou mais evidente algumas dificuldades para escoar e armazenar grãos.

“Falta de locais para armazenagem é (em certo aspecto) bom, porque é um indicador de que a produção está avançando. Até porque a produção cresce mais rápido do que armazenagem (para, a partir desse cenário, haver estímulos para novos investimentos)”, disse ontem o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, durante a divulgação do levantamento da safra de grãos 2012/2013, que deverá atingir o recorde de 185 milhões de toneladas.

Segundo o secretário, a safra recorde aconteceu devido a diversos motivos. Entre eles, ao fato de o setor estar mais organizado e de haver uma política agrícola mais definida. Contribuíram também o mercado internacional aquecido, o clima favorável, os investimentos em tecnologia e maquinários, solo e estruturas, além do crédito.

A safra de grãos deverá atingir a marca de 185 milhões de toneladas, novo recorde de produção no Brasil. Se confirmada a estimativa, a produção de grãos será 11,3% maior do que a registrada na safra anterior. “A produtividade também cresceu, e deverá ser a maior já registrada, com 3,5 toneladas por hectare”, informou o ministro, Mendes Ribeiro.

“Podemos, sim, chegar a uma produção de 200 milhões de toneladas na próxima safra”, disse em tom otimista o secretário Neri Geller. Coma tendência de novos recordes serem batidos, o governo federal pretende criar novas linhas de crédito para aumentar as condições de transporte e armazenamento da produção.

“Estão sendo definidos pontos estratégicos para fazermos novos armazéns públicos nos estados de Santa Catarina, Bahia e outros estados do Nordeste. Pretendemos incentivar a iniciativa privada com financiamentos e taxas de juros”, antecipou o secretário de Política Agrícola.

Ele explica que o Brasil tem enfrentado problemas na área de armazenagem em consequência da alta produtividade, que tem avançado fortemente, e lembra que isso envolve também problemas de logística, que é por onde os produtos são escoados. A soja e o milho tiveram problemas desse tipo nesta última safra. “Vamos participar de audiências com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir a questão. Os dirigentes do banco manifestaram interesse em nos ajudar nesse ponto”, disse Geller.

Atualmente, os armazéns públicos estocam 2 milhões de toneladas de grãos. A maior fatia está nos armazéns privados, que estocam algo entre 5 e 7 milhões de toneladas, segundo Geller. A previsão é de que os recursos do BNDES não sejam limitados a equipamentos, mas também a obras civis da iniciativa privada. Uma das frentes que o governo pretende abrir à iniciativa privada é a concessão de rodovias por onde a produção é escoada.

 
Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Serpentina metalizada é vendida livremente na folia mineira

Venda de serpentinas e confetes metalizados é proibida em Minas, mas produtos são encontrados sem dificuld...

Veja mais
Indústria láctea nacional ganha proteção contra produtos importados

Medida antidumping para importação de leite em pó da Nova Zelândia e da União Europeia...

Veja mais
Bebidas e comidas estão mais caras neste Carnaval

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ((Dieese/PA) divulgou nesta quinta-fe...

Veja mais
Empresa investe em produtos nacionais para atrair turistas

A Broto Legal Alimentos empresa tradicional há 40 anos no mercado brasileiro nas linhas de produtos de arroz e fe...

Veja mais
Americana CVS compra a Onofre e acirra briga no mercado de farmácias

Um negócio envolvendo uma rede de médio porte pode abrir a porta para mudanças significativas no me...

Veja mais
Varejo se antecipa e comemora as vendas maiores deste Carnaval

Lojistas do Rio de Janeiro e de São Paulo reforçaram os estoques. Supermercados estimam expansão de...

Veja mais
Supremo analisa novas regras do aviso prévio

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que as regras para o pagamento do aviso prévio proporcional, a tra...

Veja mais
Mudança drástica na pesca europeia

O Parlamento da União Europeia aprovou ontem uma drástica reforma em sua política pesqueira, em uma...

Veja mais
Google renova serviço de anúncios

"Fui dormir bem tarde na noite passada. Queria pegar umas dicas de restaurantes com um amigo que está em Nova Yor...

Veja mais