Estoques prontos para a volta às aulas

Leia em 2min 30s

Papelarias antecipam compras e esperam crescimento de até 30% nas vendas .



As papelarias de Belo Horizonte já se preparam para a volta às aulas de 2013 e esperam um crescimento de até 30% nas vendas. Em busca de menores preços, muitas já estão com os estoques completos para o próximo ano. Outras, porém, esperam o período pós-natal para iniciar as compras em busca de novidades no mix de produtos.

A Primus Papelaria, no bairro Fernão Dias (região Nordeste da Capital), já está com os estoques preparados. "Como compro direto com os distribuidores, faço os estoques mais cedo para obter melhores preços e vender bem", explica o proprietário Carlos Pereira, que espera um incremento de 20% nas vendas no período de volta às aulas.

Outra empresa que já está com o estoque preparado para o período é a Dac Papelaria, localizada no centro de Belo Horizonte. Cerca de 90% dos itens já estão na loja, segundo Darcilo Cândido, diretor da empresa. "Estou montando estratégias como treinamento de funcionários e vendas facilitadas no cartão", conta. Cândito espera um incremento de, pelo menos, 10% nas vendas. "Já compramos toda a linha de novos cadernos, lápis de cor, mochilas e pastas. As pessoas estão sempre em busca de novidades, capas de cadernos diferentes e o que for incomum".

Na papelaria Mariana, no bairro Sagrada Família (região Leste de Belo Horizonte), a estratégia é outra. As encomendas serão feitas somente após o Natal. O proprietário Marcelo Cláudio explica que a empresa tem um bom estoque. "Temos um mix grande de produtos, vou encomendar a mesma quantidade de produtos do ano passado, mas acredito em um crescimento nas vendas de 10% em 2013 ante 2012".

O proprietário da Papelaria Da Praça, no bairro Santa Tereza (região Leste), Thiago Faria, está mais otimista e confia em um acréscimo de 30% nas vendas em 2013 com relação a este ano. "Estou fechando as encomendas e tenho boas expectativas de vendas", ressalta.

A papelaria Descolar, no bairro Barro Preto (região Centro-Sul da Capital), também já iniciou as encomendas para o período de volta às aulas e prevê um aumento de 30% nos estoques. "A greve das escolas no ano passado atrasou o aquecimento das vendas, pois, sem saber quando as aulas começariam, as pessoas deixaram para comprar material mais tarde. Neste ano, com a regularização do calendário escolar, espero um aquecimento maior antes do período. Por isso, encomendei mais itens", informa a proprietária Patrícia Dornelas.


Reclamação - Alguns empresários do segmento reclamam que a distribuição gratuita de material escolar pela Prefeitura de Belo Horizonte atrapalha as vendas. " um gargalo que enfrentamos neste ano e que vamos enfrentar no ano que vem. Os pais desses alunos que recebem os kits acabam não comprando nada das papelaria", queixa-se Carlos Pereira, da Primus. Darcilo Cândido, da Dac, também reclama deste cenário, mas se mantém otimista. "Acredito em crescimento de vendas mesmo o governo dando material escolar para algumas crianças e atrapalhando o comércio".



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Crescimento de shoppings preocupa

O segmento de shopping centers tem registrado crescimento expressivo em consequência do aquecimento da economia no...

Veja mais
Chuvas afetam transportadoras

Nesta época do ano, as transportadoras negociam prazos mais extensos para entrega das encomendasAs chuvas t&iacut...

Veja mais
Itens da ceia de fim de ano variam até 152% em Belo Horizonte

Pesquisa compara preços de nozes, castanhas e frutas secas em BH, que subiram pouco em relação a 20...

Veja mais
Empresa têxtil de Joinville, Döhler detém uma posição de liderança no país

Representante têxtil investiu recentemente R$ 12,7 milhões em novos tearesEm Joinville fica a Döhler, ...

Veja mais
O preço da decoração de Natal

Criatividade e muita pesquisa são as principais armas para o consumidor não gastar dinheiro em excesso Bo...

Veja mais
Preço do alho brasileiro dispara no mercado

Consumidores já sentem o aumento no preço do alho nas prateleiras de supermercados e hortifrutis da cidade...

Veja mais
Agas projeta boas vendas no Natal e premia destaques do ano

Carrinho Agas foi entregue na noite de ontem aos principais fornecedores do setor supermercadistaAlém de estar ot...

Veja mais
Pesquisa da KPMG aponta lacunas que afetam as mulheres na equidade de gênero

Brasil ocupa 48° lugar, entre 128 países, do ranking 2012 de oportunidades econômicas para o sexo femin...

Veja mais
Ferrovias podem baratear produtos nacionais

Em meio à expectativa da divulgação do edital de licitação do trem de alta velocidade...

Veja mais