Natal já está nas ruas de Belo Horizonte

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Moradores da capital antecipam as compras de presentes e aumentam o movimento dos shoppings acima do previsto


Foi dada a largada para as compras de Natal. Apesar de ainda faltarem seis semanas para a data comemorativa, muitos mineiros aproveitaram o feriado prolongado – o último antes do grande dia – para ir à caça dos presentes. O tempo nublado e a chuva em várias regiões do estado ajudaram a levar milhares de belo-horizontinos aos corredores dos shoppings em busca das lembrancinhas.

No total, cerca de 300 mil devem circular pelo centro de compras durante os quatro dias de recesso. “Percebemos um movimento forte de antecipação das compras. No último sábado, o fluxo foi 27% superior a um dia comum”, afirma o gerente de Marketing do mall, Renato Tavares. No domingo, o bom movimento se repetiu com crescimento de 19% no número de clientes que circularam pelo shopping. A expectativa era de expansão de apenas 3%.

O forte apelo da data faz com que 30% das vendas do comércio se concentrem entre novembro e dezembro. “No ano passado, novembro respondeu por 8,5% deste volume. Este ano, o percentual esperado é de 10,5%, o que mostra que as pessoas realmente já começaram a comprar”, observa Tavares. A decoração e a forte campanha das lojas para atrair a clientela mais cedo ajudam a criar o clima natalino e com ele a necessidade de providenciar os presentes que serão trocados na noite do dia 24.

A designer Daniela Cançado aproveitou o descanso de ontem para levar a filha, Rebeca, de 2 anos, para ver a árvore de Natal do shopping, mas não descartou a possibilidade de sair com algumas sacolas a tiracolo. “Já tenho uma lista e estou começando a pesquisar. Quero começar a comprar o mais rápido possível. Se encontrar alguma coisa que me interesse hoje (ontem), vou comprar”, garantiu. A expectativa da designer é de desembolsar cerca de R$ 100 por presente e até R$ 150 para o amigo-oculto.

A esteticista Regina Coutinho não perdeu tempo e já havia garantido o presente da filha, Raquel Coutinho. “É um perfume do Boticário. Mas vou dar somente no Natal”, garantiu. Com uma lista de oito lembrancinhas para comprar, ela pretendia sair do shopping com pelo menos metade na mão. “Vou comprar o que der. Ainda tem um sapato para meu marido, uma sandália para a minha tia e um vestido para mim”, conta. No total, pretende gastar cerca de R$ 500 com a data. As lojas fazem sua parte para atrair os consumidores. Em uma delas, a compra antecipada com cartão de débito ou dinheiro dava direito a desconto de 10%.

EM ALTA Consumidores como Daniela e Regina também correram para antecipar as compras no Diamond Mall. A média de crescimento do fluxo esperada para este mês era de 2%, mas já chega a 12%. “É bem atípico, o que mostra que as pessoas realmente estão comprando com antecedência. Já vemos muitas pessoas circulando com sacolas e pesquisando preços”, afirma a superintendente do shopping, Lívia Paolucci. O forte movimento já amplia as expectativas de superar a previsão de vendas para o período. “Estimamos vendas 15% maiores e fluxo 3% superior neste Natal, resultados que devem ser superados”, antecipa Lívia.

No Shopping Del Rey, que usa o Natal da Disney – com direito a personagens como Mickey – como chamariz, o fluxo deve crescer 30% neste feriado, segundo expectativas do superintendente, Maurício Malta. “Cerca de 120 mil pessoas devem passar por aqui nestes quatro dias”, estima. Para ele, o fato de algumas empresas já terem adiantado o pagamento do 13º salário ajuda a justificar o bom movimento. “Além disso, a gente percebe ao longo dos anos cada vez menos interesse em deixar as compras para a última hora. Há de se considerar também que nem todo mundo emendou o feriado e tem que trabalhar hoje e sábado, o que acaba reduzindo as viagens e trazendo as pessoas para o shopping”, justifica.



Veículo: Estado de Minas






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