Porto de Paranaguá quer dobrar seu movimento até 2030

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Plano feito pela administração local prevê expansão do cais e diversificação de cargas



Um dos maiores portos graneleiros do país, Paranaguá (PR) pretende duplicar sua movimentação até 2030, por meio da expansão do cais a um novo município e da diversificação de cargas.

O plano está em documento da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Segundo o estudo, o aumento da demanda até 2030 será puxado não somente por grãos e fertilizantes, que são hoje as principais mercadorias de Paranaguá, mas principalmente por cargas em contêineres, álcool e máquinas, que terão o maior crescimento entre as cargas do porto.

"A tendência é que o porto continue com perfil graneleiro, mas diversifique suas cargas", afirma o engenheiro Juliano Elias, coordenador de planejamento do porto.

Em uma previsão conservadora, o porto movimentará, em 2030, 83 milhões de toneladas ao ano, ante 41 milhões de toneladas em 2011.

O estudo prevê o acréscimo de 7,5 milhões de metros quadrados de área ao porto, o que triplicaria o seu tamanho.

A expansão será feita na região de Embocuí, a oeste do atual cais, e em Pontal do Paraná, município litorâneo a leste de Paranaguá.

Por enquanto, não há previsão orçamentária para construir novos terminais.

A preocupação da atual administração é reagir à expansão dos portos de Santa Catarina, que vêm "roubando" cargas de Paranaguá.

O plano ainda deve passar pela aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria dos Portos.



Veículo: Folha de S.Paulo


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