Abril vende fogão, geladeira e sofá para ampliar a receita

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A Abril, maior editora de revistas da América Latina, está vendendo pela internet sofá, fogão, geladeira, TV e celular - uma robusta cesta de produtos que ultrapassa a marca de 60 mil itens. Boa parte deles é comercializada no portal www.abrilshopping.com.br, a parte mais visível da estratégia de usar a internet ampliar a receita do grupo, que no ano passado teve receita líquida R$ 3,15 bilhões.

O tamanho do portfólio, digno de um hipermercado, chamou a atenção quando seu catálogo de vendas, com 30 páginas, circulou encartado na revista "Veja", a quarta maior revista semanal de informação do mundo, em meados de maio.

No mesmo mês, o grupo lançou a Loja Minha Casa, uma varejista virtual de móveis. A "Minha Casa" é uma revista de decoração, voltada para a classe C e que, em pouco menos de dois anos de vida, já ultrapassou as vendas da tradicional "Casa Claudia", com 35 anos. Antes, já havia posto no ar a loja Boa Forma, sob o guarda-chuva da revista que há 27 anos dá dicas de bem estar e saúde para as mulheres.

A nova aposta, com a Minha Casa, desperta uma curiosidade: por que a Abril, dona de 54 títulos, embarcou firme no comércio eletrônico?

"Montamos uma estratégia para gerar outras fontes de receita e não ficar restrito apenas à venda de publicidade", diz André Rodrigues, gerente de mídia digital da Abril, sem abrir os números. Mas o balanço do ano passado, divulgado em março, mostra o expressivo crescimento nos negócios de internet: 56% em relação a 2010. O e-commerce, cuja receita não é informada, assim como o aumento da circulação das revistas Alfa (39,9%), Máxima (13,7%) e Contigo! (7,8%), ajudaram a puxar as vendas. A receita líquida do grupo - incluindo operações de mídia, gráfica, logística e distribuição - somou R$ 3,15 bilhões em 2011, um volume 4,1% superior ao de 2010.

Com a investida, a Abril consegue "mordiscar" um pedaço de um setor que cresce a taxas superiores a 25% ao ano e movimentou R$ 18,7 bilhões em 2011. E dos 9 milhões de novos e-consumidores que compraram no ano passado, 61% pertencem à classe C.

Na Abril, o e-commerce é feito dentro de um conceito chamado "white label" (ou etiqueta branca), no qual a editora empresta a marca, usa a sua base de leitores cadastrados, mas o operacional, incluindo a logística de entrega, fica a cargo dos parceiros. A editora ganha dinheiro com um percentual sobre as vendas. Na prática é semelhante ao modelo usado para marcas próprias no varejo - são produzidas pela indústria, mas vendidas com o carimbo da varejista. "O nosso negócio é fazer revista, então para entrar no comércio eletrônico, buscamos parceiros e mantemos a nossa independência editorial", diz Cristiane Teixeira, diretora da revista "Minha Casa".

Para montar a Loja Minha Casa, a revista fez parceria com a Meu Móvel de Madeira, uma empresa de vendas de móveis on-line e subsidiária do grupo catarinense de celulose Irani. A Abril entrou com a base de clientes, com a força do nome da revista e da própria editora e, em troca, recebe um percentual (não revelado) sobre as vendas (descontados os custos).

"Existe confiança. Podemos operar a bandeira de uma revista, sem gerar qualquer tipo de risco à idoneidade da publicação", diz Ronald Heirinchs, diretor da Meu Móvel de Madeira. Ficou acertado também que a base de clientes cadastrada na loja virtual Minha Casa não poderá ser usada pela Meu Móvel de Madeira.

Com seis anos de vida, o negócio da Meu Móvel de Madeira é 100% virtual e tem um portfólio com mais de 750 produtos, fabricados por 20 empresas da região de Rio Negrinho e São Bento do Sul, ambas em Santa Catarina. E entrega em todo o país, assim como a revista Minha Casa, distribuída pela Abril. A fabricante - que trabalha apenas com madeira de reflorestamento - adotou um conceito moderno e jovial de gestão: parte do design de seus móveis, por exemplo, é feita por estudantes de arquitetura, por meio de um conjunto de ações que a empresa faz junto a universidades catarinenses.

Além da Loja Minha Casa, a Abril tem outros negócios digitais e cada um deles com um parceiro diferente. Para vender geladeira, fogão e outros artigos de eletrodomésticos e eletroeletrônico, associou-se ao Compra Fácil, empresa do grupo Hermes.

A Loja do Bebê é resultado da parceria entre o portal www.bebe.com.br, da Abril, com a loja virtual BB Store. Já o Info Shopping é um site de comparação de preços de produtos de informática feito em parceria com o Buscapé. E o Boa Forma é parceria da revista de mesmo nome com o CorpoPerfeito.com.br, que vende produtos para saúde e bem-estar.

Uma das ações mais antigas da Abril na dobradinha de unir conteúdo com produtos e serviços nasceu com o portal de turismo Viajeaqui, em 2006. Nele, são apresentadas sugestões de pacotes, vendidos por diferentes operadores e agências. Patrocinado pela TAM Viagens, o portal também traz conteúdo dos Guias 4 Rodas (há vários tipos de guias sob a marca, como Brasil, temáticos e estaduais), e das revistas "Viagem e Turismo" e "National Geographic Brasil".



Veículo: Valor Econômico


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