Medidas de roupas serão alteradas no Brasil

Leia em 2min

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG) traz a Belo Horizonte o estudo antropométrico. Até o dia 15 de maio, voluntários podem passar pelo scanner eletrônico que está montado no segundo piso do Minas Shopping, na região Nordeste da Capital. O aparelho detecta mais de 100 medidas do corpo humano, através de flashes luminosos em apenas 60 segundos. O objetivo é descobrir e definir o padrão brasileiro para ajustar os tamanhos P, M e G, respeitando as características regionais.

A partir de julho, o aparelho antropométrico será instalado em grandes centros de compras de Divinópolis, na região Centro-Oeste; Montes Claros, no Norte de Minas; Juiz de Fora, na Zona da Mata; Uberlândia, no Triângulo Mineiro; e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A perspectiva é analisar as medidas corporais de 2,5 mil pessoas no Estado, sendo mil só na Capital.

Segundo o gerente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico para Vestuário (Modatec) do Senai-MG, Jorge Peixoto, os municípios foram escolhidos por serem polos de confecção de roupas nas regiões mineiras.

Minas Gerais é o segundo Estado a participar do projeto, que já passou pelo Rio de Janeiro e coletou amostras de cerca de 3 mil pessoas. Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo serão os próximos a receber o scanner. A ideia é analisar, até o final de 2013, as medidas corporais de 10 mil brasileiros, respeitando as características regionais, e mapear a volumetria da população. O estudo será disponibilizado às indústrias da cadeia produtiva do setor têxtil e de confecção do país.

Para Peixoto, a pesquisa é relevante para a indústria e para os consumidores, evitando prejuízos para ambos. "As empresas do setor não têm uma padronização de medidas. O novo estudo vai facilitar a vida dos fabricantes, que vão aperfeiçoar o uso de material e modelagem. Já os consumidores vão perder menos tempo provando roupas, que seguirão um padrão. Além disso, as compras pela internet terão menos erros com tamanho e, com isso, menos trocas", aponta. Esta fase do estudo está voltada para os adultos e, eventualmente, vai mapear as medidas de roupas para crianças e adolescentes.

O body scanner faz uma leitura do corpo e capta com precisão mais de 100 medidas detalhadas. Em seguida, a tela do computador exibe as formas tridimensionais. O aparelho é uma espécie de cabine que emite flashes luminosos e registra os resultados em 60 segundos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Safra de grãos em Minas deve crescer 10,7%

Milho e feijão puxam a alta.O aumento da produção de milho e de feijão segunda safra est&aac...

Veja mais
Setor deve movimentar R$ 36,2 bi neste ano

O brasileiro nunca comprou tantos produtos de beleza como agora. Neste ano, a venda de perfumes, maquiagens, cremes, fil...

Veja mais
Suzano amplia venda de papel em 12,7%

De todos os negócios realizados no período, 62% foram no mercado interno e depois América do Sul.As...

Veja mais
Restrições e segurança elevam custo do transporte

Falta espaço para descarregar.Situações adversas como as restrições ao tráfego...

Veja mais
Coop lança campanha de arrecadação de livros infantis

Doação será encaminhada para bibliotecas   A Cooperativa de Consumo (Coop ) lanço...

Veja mais
Carrefour realiza festival do iogurte

Lançamentos da indústria, ações promocionais no ponto de venda e sugestões de receita...

Veja mais
Preço do feijão dobra no Estado de São Paulo

A alta do feijão carioca foi de 12,66% no mês de abrilO preço do feijão dobrou nos supermerca...

Veja mais
Milho e feijão são vendidos a preços menores

Os preços do feijão e do milho estão começando a cair no Interior do Ceará, a se ver ...

Veja mais
Vestuário deve puxar venda do Dia das Mães

As vendas deste Dia das Mães devem ser puxadas por roupas e calçados, apontou pesquisa divulgada pela Asso...

Veja mais