Lojistas estão otimistas para o Natal

Leia em 3min 10s

Crescimento da renda e confiança nos rumos da economia elevam as expectativas de vendas na Capital.

 

Os lojistas da Capital já estão preparados para atender à expansão da demanda deste final de ano e estimam registrar alta de até 20% no faturamento na comparação com igual período do exercício anterior. Conforme representantes das empresas, a elevação da renda e a confiança na economia brasileira devem contribuir para incrementar as vendas.

 

A rede de vestuário feminino Betina Modas, que possui três lojas na Capital, sendo uma instalada na Savassi há mais de 40 anos, espera crescimento de 15% na comercialização destinada ao Natal frente ao mesmo período de 2009. De acordo com a proprietária, Daniela Farah Côrtes, o estoque está abastecido e os trabalhadores temporários já foram contratados.

 

Segundo a empresária, a conjuntura atual é favorável aos negócios e, estimulada pelo cenário positivo, uma loja será inaugurada no próximo mês, no bairro Mangabeiras. A expectativa da empresária é atender à alta demanda natalina, melhor data para o varejo.

 

Ela ressaltou que já readequou o mix de peças para incorporar a classe C ao seu catálogo de clientes. "Para atrair ainda mais consumidores, principalmente da classe C, que tem consumido grande parte dos nossos produtos, apostamos em estratégias como o cartão fidelidade, flexibilidade nas modalidades de pagamento e propagandas nas ruas, em outdoors", afirmou.

 

Antecedência - Já na Rafa’s Calçados, localizada no Barro Preto, na região Centro-Sul da Capital, a expectativa é de crescimento de 20% nas vendas deste final de ano em relação a igual intervalo do exercício anterior. Conforme o gerente da loja, José Maria Martins de Araújo, o estoque foi formado com antecedência e deverá atender à demanda ds clientes do período.

 

Entretanto, de acordo com o gerente, neste mês as vendas caíram 5% na comparação com outubro. Segundo ele, a queda tem relação com os seguidos feriados e a tendência é de aumento da comercialização já no início do próximo mês, com o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

 

No caso da Gu Jeans, situada na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, as vendas no período natalino deverão crescer 15% frente ao resultado do ano passado. De acordo com a gerente Tatiana Saldanha, após o pagamento do salário no início de dezembro, a comercialização para o Natal deverá ganhar ritmo.

 

Ela destacou que foram contratados nove trabalhadores temporários para atender ao crescimento das vendas. Além disso, o estoque já está abastecido. "Para atrair os clientes, o pagamento pode ser feito em até seis vezes ou com o uso do cartão próprio da loja. A facilidade no acesso ao crédito irá contribuir com as vendas", explicou.

 

A expectativa de aumento de 20% nas vendas deste Natal frente ao ano passado também são estimadas pela Tutta, especializada em moda feminina, localizada no Prado, na região Oeste de Belo Horizonte.

 

Segundo a gerente Shirley Santos, desde o início de 2010 todas as metas foram alcançadas, inclusive em outubro a estimativa de vendas foi superada em 10%. "O mercado está aquecido e o comércio tem sido beneficiado pela economia brasileira e aumento da renda do trabalhador. Para se ter uma ideia, o consumidor já está antecipando as compras destinadas ao Natal", afirmou.

 

Na contramão das expectativas otimistas está a Lumai Roupas Infantis, instalada na região do Barreiro, em Belo Horizonte. As vendas da loja deverão ficar estagnadas em relação ao exercício anterior. Na avaliação da gerente Luiza do Carmo dos Santos, o comércio ainda está aquém do esperado e a comercialização destinada ao Natal ainda não teve início.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Programa Minas Leite registra crescimento

O número de fazendas que recebem assistência técnica do Programa Minas Leite cresceu 85% desde o ano...

Veja mais
Custos da pecuária leiteira tiveram alta em outubro

Devido ao período chuvoso, a tendência é de redução dos custos na pecuária e do...

Veja mais
Suggar expandirá linha de importados

Indústria negocia 153 produtos, dos quais apenas nove são fabricados no Brasil.   A Suggar Eletrodo...

Veja mais
Ajinomoto: VONO® Caldinho de Feijão

Atendendo a pedidos, VONO® lança a versão Caldinho de Feijão.   Sempre atenta aos desejo...

Veja mais
Azeitonas Borges chegam ao mercado brasileiro

As azeitonas Borges já podem fazer parte da festas brasileiras de final de ano. A Borges Alimentos – reconh...

Veja mais
Panettone zero açúcar nas versões com frutas cristalizadas e gotas de chocolate são as novidades do Natal 2010 da Lowçucar

A Lowçucar apresenta duas versões do tradicional produto natalino: o Panettone Zero Açúcar L...

Veja mais
Jovem da classe C gasta mais com roupas

A população jovem que integra a classe C é vaidosa, tanto que 64% deles deixam a maior parte do sal...

Veja mais
Drogaria São Paulo lança duas lojas em shoppings

A rede farmacêutica Drogaria São Paulo inaugurou na semana passada duas filiais dentro dos shoppings Higien...

Veja mais
País terá preço firme em 2011 e safra recorde de café em 2013

A próxima safra brasileira de café deve chegar a 42 milhões de sacas. O volume, o melhor da hist&oa...

Veja mais