Lojistas do Rio registram recuo de 9,9% nas vendas de setembro

Leia em 2min 40s

No acumulado até setembro houve um queda de 7,3%, em relação a 2015.
Levantamento mostra bens que tiveram maiores quedas.


 As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro tiveram uma queda de 9,9% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2015, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade.

Segundo a entidade, é o nono mês consecutivo do ano de resultado negativo das nas vendas. No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro) houve um queda de 7,3% em relação ao ano passado.
A pesquisa mostra também que todos os produtos de bens não duráveis e de bens duráveis registraram vendas negativas. As maiores quedas no faturamento no entre os não duráveis foram confecções (-12,8%), calçados (-10,6%) e tecidos (-8,9%). Entro os duráveis, as maiores quedas aconteceram em jóias (-10,3%), óticas (-9,4%), eletrodomésticos (-9,3%) e móveis (-4,7%). A modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes foi venda à vista com menos 8,8%, seguida da venda a prazo com - 10,7%.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, diz que setembro é um mês "imprensado" pelo Dia dos Pais, em agosto, e o Dia Das Crianças, em outubro, duas das grandes datas comemorativas para o comércio lojista, que também não atingiram as expectativas do comércio, “refletindo a atual crise econômica”, explica Aldo.
Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, entre os produtos de bens buráveis, as lojas da Zona Sul venderam menos 15,9%, as do Centro menos 12,3% e as da Zona Norte menos 10,4%. Entre os duráveis, as lojas do Centro faturaram menos 14,9%, as da Zona Sul menos 9,9% e as da Zona Norte menos 8,1%.

Serviço Central de Proteção ao Crédito
A pesquisa mostra também que a inadimplência no comércio carioca cresceu 2,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. É o maior índice para o mês de setembro desde 2001, de acordo com os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito do CDLRio. As dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia seus compromissos atrasados) no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro diminuiram 2,5 % e as consultas (item que indica o movimento do comércio) caíram 7,2 %.

Em relação ao mês anterior (agosto) as consultas e a inadimplência cresceram 3,9% e 2,2%, respectivamente e as dívidas quitadas diminuíram 2,3%.No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro), as consultas e as dívidas quitadas recuaram, respectivamente, 7% e 2,2% e a inadimplência cresceu 1,8% em comparação com o mesmo período de 2015.

Movimento de Cheque

Segundo o LIG Cheque, registro de cadastro da entidade, em setembro em relação ao mesmo período do ano passado as consultas e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 11,7% e 2,1% e a inadimplência aumentou 2,1%.
Comparando-se setembro com o mês anterior (agosto), as consultas diminuíram 21% e a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 6,8% e 1,7%.
No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro) em relação ao mesmo período do ano passado, as consultas e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 10,9% e 1% e a inadimplência cresceu 1,6%.

Fonte: Portal G1


Veja também

Acordo entre Mercosul e União Europeia só deve ser concretizado em 2018

São Paulo - O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, di...

Veja mais
Imposto de renda progressivo desoneraria a cesta básica

Brasília - O relator da Comissão Especial da Reforma Tributária da Câmara, deputado Luiz Carl...

Veja mais
IPC-Fipe aumenta para 0,18% na terceira medição de outubro

O Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fi...

Veja mais
Mercado vê queda de juros menor e mais lenta após ata do Copom

Analistas acham que há pouca chance de o BC cortar Selic para 13,5% -BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO E SÃ...

Veja mais
Intenção de compra cresce em São Paulo

Apesar da melhora, o indicador segue bastante abaixo do padrão histórico para períodos de fim de an...

Veja mais
Meirelles faz maratona nos tribunais e com empresários pela PEC dos gastos

Ministro da Fazenda intensificou nos últimos dias reuniões para diminuir a resistência à lei ...

Veja mais
Consumidores estimam menos inflação para os próximos 12 meses

Segundo a FGV, fatia dos que preveem inflação acima de 10% recuou.Desaceleração das expectat...

Veja mais
IPC-S acelera para 0,24%, aponta FGV

Rio - A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) ficou em 0,24%...

Veja mais
Nota Fiscal Gaúcha e Agas se unem

Voltado ao combate da sonegação e ao estímulo da cidadania fiscal, o programa Nota Fiscal Gaú...

Veja mais