Triplica número de famílias que compram em ‘atacarejos’ em São Paulo

Leia em 1min

Em 2014, 7% das famílias paulistanas faziam suas compras nos chamados “atacarejos” (mercadões que vendem produtos no atacado para consumidores do varejo). Pesquisa realizada na primeira quinzena de outubro pela Quorum Brasil mostrou que esse índice saltou para 24% – mais do que o triplo em relação a dois anos atrás.
A pesquisa foi feita com mulheres de renda familiar mensal acima de R$ 6,5 mil. A maioria (52%) disse que procura os atacarejos por causa dos preços mais baixos. A localização também é um ponto positivo. Estar em vias de grande fluxo, muitas vezes no caminho entre o trabalho e a casa, atrai a consumidora.

As entrevistadas também apontaram pontos negativos nos atacarejos. Para 32%, a desorganização é o principal problema, seguida de limpeza e iluminação (23%) e frutas e verduras ruins (16%).
Questionadas sobre se continuarão comprando nos atacarejos quando a situação melhorar, 32% responderam “não”. A pesquisa conclui que “o atacarejo atual atende ao motivador principal [preços baixos], mas não atende ao modelo de compra estabelecido por essa classe, que demanda por mais organização”.    


Fonte: Metro Jornal São Paulo


Veja também

Preço da cesta básica cai 1,33% em setembro em Rio Branco, diz Dieese

O preço pago pelo conjunto de alimentos foi de R$ 372,13 na capital.Café, banana e tomate puxaram a redu&c...

Veja mais
Comércio é o setor com maior índice de inadimplência, aponta SPC Brasil

Segundo dados do indicador do SPC Brasil e da CNDL o comércio é o setor que concentra o maior númer...

Veja mais
Comércio do ES prevê queda de 4,3% para as vendas do Natal

Volume vendido deve diminuir 3,5% em relação ao mesmo período de 2015.Retração vai se...

Veja mais
Governo busca uma nova fonte de financiamento

Brasília - A proposta de reforma da Previdência ainda nem chegou ao Congresso, mas o governo Michel Temer j...

Veja mais
Prévia da inflação desacelera

A deflação de 0,25% no grupo Alimentação e Bebidas no Índice Nacional de Preço...

Veja mais
Confiança do consumidor tem a 1ª alta desde 2014

São Paulo - O indicador de confiança dos consumidores medido pela Associação Comercial de S&...

Veja mais
Black Friday é a segunda melhor data do ano para o comércio online

A Black Friday já é considerada a segunda data mais importante do varejo online, atrás do Natal, e ...

Veja mais
Comércio já começa a vender artigos natalinos

O Dia das Crianças mal saiu de cena e o Natal já começa a dar as caras no comércio do Grande...

Veja mais
Gasto com cigarro quase equivale ao do arroz com feijão

Fumo consome 1,08% do orçamento mensal das famílias, enquanto o tradicional prato da cozinha brasileira fi...

Veja mais