Vendas do comércio paulistano têm o pior primeiro semestre desde 2009

Leia em 1min 40s

                          Queda foi de 3,9% em comparação com o mesmo período do ano passado, aponta balanço divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP); no primeiro semestre de 2009, o recuo registrado foi de 6,50%

 


As vendas do comércio na capital paulista tiveram o pior resultado para um primeiro semestre desde 2009, aponta balanço divulgado nesta quarta-feira pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A queda foi de 3,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2009, o recuo registrado foi de 6,50%.

O relatório indica ainda que as compras à vista e a prazo caíram, respectivamente, 4,4% e 3,4% em relação ao primeiro semestre de 2014.

Em nota, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, afirma que o varejo vem sendo impactado pela atual conjuntura econômica desfavorável, como as altas do desemprego e da taxa de juros.

Entretanto, para Burti, as expectativas para o comércio são boas no médio prazo. "Se avaliarmos, dentro da perspectiva histórica, outros anos de crise econômica, como 1999, 2009 e 2003, é possível inferir que a recuperação virá. Talvez venha no fim de 2015. Mas, provavelmente, isso vai ocorrer no ano que vem", ressalta.

Já a inadimplência dos consumidores apresentou redução de 8,2% no primeiro semestre ante o mesmo período de 2014, de acordo com o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que mede o volume de carnês em atraso. Os cancelamentos de dívidas também sofreram queda - de 10,9%, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC).

"Enquanto houver desemprego alto, não adianta tentar renegociar as dívidas. O consumidor vai continuar jogando-as para frente e priorizando outras coisas. Ao mesmo tempo, embora a inadimplência esteja sob controle, é importante que as empresas se concentrem nas renegociações com categorias mais imunes ao desemprego, como aposentados e servidores públicos", diz Burti.



Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo


Veja também

Fiergs aponta benefícios do acordo entre Brasil e EUA

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Mül...

Veja mais
Produtos industrializados têm nova queda nos preços, mostra pesquisa

                    ...

Veja mais
Alta da tarifa da Eletropaulo chega a 75%

                    ...

Veja mais
21 anos do Real: Conta da estabilidade pesa mais no bolso dos pobres

                    ...

Veja mais
Varejistas reveem seus planos e mudam estratégia para 2015

                    ...

Veja mais
Ajuste fiscal afeta economia e vendas, dizem empresários

                    ...

Veja mais
25% dos brasileiros deixam de pagar contas para comprar produtos de luxo, diz pesquisa

                    ...

Veja mais
Tudo para não sucumbir à crise

                    ...

Veja mais
Governo reduz banda de flutuação da inflação e teto será de 6% em 2017

                    ...

Veja mais