Semana do Peixe 2016 será de 1 a 15 de setembro

Leia em 2min 50s

A intenção, com a Semana do Peixe, é criar um marco referencial para toda a cadeia produtiva, fazendo do período uma terceira época de grande consumo de pescado, em complemento à Semana Santa e ao Natal

 


 Evento com 13 anos de história, a Semana do Peixe, cujo propósito é contribuir para o desenvolvimento do consumo de peixes e frutos do mar entre os brasileiros, está confirmada e será realizada de 1o a 15 de setembro de 2016. A meta é resgatar a força que a campanha demonstrou em edições anteriores, como a de 2009, quando as vendas de peixes e frutos do mar, em supermercados que participaram da ação, cresceram mais de 20% no período, comparada a quinzenas comuns.

 

"A campanha Semana do Peixe foi criada pelo governo federal, há13 anos, e sempre teve como principal objetivo estimular o consumo de pescado entre os brasileiros", diz o vice-presidente de Relações Institucionais da Abras, Marcio Milan, que participa do projeto desde a sua criação.

 

Nos últimos anos, porém, ainda capitaneada pelo governo federal, a Semana do Peixe vinha perdendo fôlego e, neste ano, organizadas pelo Comitê de Pesca das Indústrias do Estado de São Paulo (Compesca), órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), diversas entidades (incluindo a Abras), que representam diferentes elos da cadeia desse setor, uniram-se para apoiar e ajudar a recuperar o vigor que a campanha demonstrava em seus primeiros anos.

 

"A união, de forma articulada, do setor privado, sem, naturalmente, abrir mão do apoio institucional do governo, é uma maneira de resgatar pujança da data, criando uma cultura duradoura de consumo de peixes e frutos do mar no Brasil, além de estimular a criação de emprego e renda construindo, assim, uma nova perspectiva de geração de negócios no setor", diz o coordenador da Semana do Peixe, Abraão Oliveira Neto.

 

Sob o mote "Peixe é saboroso, saudável e sustentável", a campanha prevê, no período, descontos, aos consumidores, em peixes e frutos do mar, bem como ampla divulgação do evento por meio da grande imprensa. Para isso, os varejistas podem, desde já, negociar em condições especiais com seus fornecedores. Também de forma sinérgica e colaborativa, indústria e varejo podem, para destacar a ação, produzir materiais promocionais de ponto de venda.

 

"A intenção, com a Semana do Peixe, é criar um marco referencial para toda a cadeia produtiva, fazendo do período uma terceira época de grande consumo de pescado, em complemento à Semana Santa e ao Natal", afirma o coordenador da Semana do Peixe.

 

De acordo com Oliveira Neto, a ocasião é uma grande oportunidade para o varejo comprar e ofertar, aos seus consumidores, peixes que, normalmente, não constam de seu portfólio. "O peixe é um importante ‘fidelizador'. O cliente que é conquistado pela peixaria de uma loja estabelece laço de confiança com o varejo e passa a frequentá-lo, comprando não apenas pescados, mas também outros produtos", diz.

 

Oliveira Neto afirma que a venda de pescado estimula o consumo de outros itens com bom valor agregado, como azeite e vinho. Ou seja, a ocasião é uma ótima oportunidade para o supermercadista aumentar sua rentabilidade.

 


Fonte: Revista SuperHiper Julho de 2016

 


Veja também

Carne aumentará 10% a partir da segunda quinzena de agosto

As carnes no Ceará deverão ter aumento de cerca de 10% no preço a partir da segunda quinzena de ago...

Veja mais
Governo comemora acordo para venda de carne aos EUA

Medida deve ter impacto positivo de US$ 900 milhões nas exportações  -BRASÍLIA- O pres...

Veja mais
Confirmado acordo de exportações para os EUA

São Paulo -  O Ministério da Agricultura informou na última sexta-feira que concluiu as negoci...

Veja mais
Frango Vivo: Mesmo com período de demanda fraca, mercado encerra a semana com valorização em grande parte das regiões

O mercado de frango vivo encerra a semana com valorização nas principais praças de comercializa&cce...

Veja mais
CNA comemora acordo de carne bovina com os EUA

Veículo: Jornal do Comércio de Porto Alegre...

Veja mais
Exportações aquecidas ajudam a escoar produção de carne suína

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, até a quarta ...

Veja mais
EUA removem barreira a carne bovina 'in natura' brasileira

Brasil e Estados Unidos celebram nesta quinta­-feira (28) em Washington um acordo que libera a entrada de carne bovi...

Veja mais
Sem pesquisa, carne pode encarecer mais do dobro

Na hora de comprar carne, o consumidor tem que ficar atento e pesquisar. Dependendo do açougue escolhido, a varia...

Veja mais
Cotação do frango caiu no atacado

O preço do frango vivo está estável há quatro semanas. A ave terminada está cotada, e...

Veja mais