Avivar prevê crescimento de 10%

Leia em 3min 10s

Com a economia brasileira em baixa, empresa mineira reduziu suas projeções para este ano

 



A diversificação da produção será a principal aposta da Avivar Alimentos, empresa do segmento avícola localizada no município de São Sebastião do Oeste, no Centro-Oeste mineiro, para manter o crescimento em 2015. A expectativa é encerrar o ano com aumento de 10% no faturamento, cujo valor não foi informado, ante 2014.

A expansão estimada será inferior ao registrado nos últimos anos, quando a indústria cresceu entre 15% e 20%. O desempenho menor se deve à crise econômica por que passa o País, o que afeta sobremaneira a renda dos consumidores e prejudica o consumo de vários produtos, inclusive carne de frango.

De acordo com o diretor Comercial e de Marketing da Avivar, Diogo Costa, as expectativas da empresa para este ano agora não estão mais positivas. "Mas ainda vamos encerrar o execício com crescimento. A crise econômica vem interferindo em todos os setores, inclusive na avicultura, assim, nossa expansão ficará aquém do planejado, que era crescer entre 15% e 20%. Mas no cenário atual, deveremos encerrar o período com alta de 10%", estima.

De acordo com Costa, a retração econômica do País tem prejudicado o consumo de vários produtos, principalmente carnes. Com os preços elevados da carne bovina, o consumo de frango no mercado interno vem aumentando, porém, com a queda nas exportações e o ingresso do produto de outros estados no mercado mineiro, os preços não evoluem. "Para superar esses desafios, estamos investindo na diversificação da linha de produtos e em lançamento de itens de maior valor agregado", resalta.

Diferenciado - Costa ressalta que a diversificação na produção tem permitido à Avivar Alimentos manter o crescimento. "Estamos investindo em produtos diferenciados, como nas linhas de empanados tradicionais e gourmet (empanado com 100% de frango). Também ampliamos as opções de pães de queijos, quibes e, agora, estamos ingressando na linha de batata pré-frita. O retorno por parte dos consumidores é bem positivo e os ciclos de venda estão superando nossas expectativas iniciais. Esses produtos, por serem processados, também têm maior valor agregado, o que garante rentabilidade para a empresa", observa.

A empresa também vem adaptando as estruturas e meios de produção para ampliar a atuação no mercado externo. A abertura do mercado chinês para algumas unidades frigoríficas do País foi avaliada por Costa como positiva. "Exportamos algumas partes de frango para Hong Kong, como pés, meio da asa e asa inteira. Agora estamos nos preparando para buscar a habilitação e exportar diretamente para a China, o que seria mais vantajoso", avalia.

Ainda segundo Costa, existem projetos voltados para atender à demanda do mercado europeu, africano e também para o abate Halal, voltado para os muçulmanos e que requer processos específicos. "Já conquistamos certificação da Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (Cibal Halal) e agora estamos desenvolvendo uma linha de produtos específicos. Acreditamos que os abates serão iniciados no segundo semestre. A princípio, vamos oferecer produtos in natura e no futuro, salsicha para hot dog".


Perfil - A Avivar é composta por uma unidade fabril e seis unidades comerciais, sendo duas com centros de distribuição e estocagem (Uberlândia e Belo Horizonte). A estrutura de produção é verticalizada, abrangendo desde incubatórios, fábrica de ração e matrizes até o produto final. Ao todo, são 3 mil funcionários diretos e 6 mil indiretos.

A unidade fabril possui capacidade instalada para abate de 200 mil aves por dia e produção de 120 toneladas de industrializados, que são distribuídos para cerca de 10 mil clientes em todo o território nacional. A Avivar conta com um mix de 132 produtos, entre cortes de congelados e resfriados de frango, além dos industrializados.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preço do frango tem aumento no Sudeste

A primeira semana de junho foi marcada, enfim, por uma reação nos preços do mercado de frango. "Ela...

Veja mais
Carne bovina in natura brasileira cada vez mais perto dos EUA

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
BRF concretiza joint venture para atender mercado asiático

A BRF, maior exportadora mundial de carne de frango, finalizou a criação de uma joint venture com uma empr...

Veja mais
JBS suspende operação em unidade de Rondônia

A JBS decidiu suspender temporariamente as atividades da sua fábrica em Ariquemes (RO). Em nota, a empresa inform...

Veja mais
Preço leva consumidor a trocar boi por frango

Preços de cortes bovinos sobem até 13,39% entre janeiro e maio em Belo Horizonte. Alta já faz a cli...

Veja mais
JBS obtém aval para compra de Tyson México

    Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Carnes sangram o bolso

Preços de cortes bovinos sobem até 13,39% entre janeiro e maio em Belo Horizonte. Alta já faz a cli...

Veja mais
Entre as carnes, apenas a suína cresceu em volume exportado em maio

As exportações de carnes in natura ainda não mostram reação significativa. Dados do M...

Veja mais
Boi gordo: oferta crescente derruba os preços

Ao longo do mês, a oferta de boi terminado aumentou consideravelmente, o que ajuda a explicar o tom baixista que e...

Veja mais