Quaresma ainda não alavancou a venda de peixes na Capital

Leia em 2min 40s

A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã e no qual muitos tendem a optar, devido a razões religiosas, por peixes ao invês da carne, costumava ser uma das épocas mais aguardadas do ano pelas peixarias. Mas, neste ano, os empresários observam que o movimento ainda não cresceu da forma esperada e afirmam que a retração frente a idêntica época do ano passado chega a 30%. Para eles, a variação negativa está relacionada, principalmente, ao aumento dos preços.

Na Peixaria São Francisco, com uma unidade na Feira dos Produtores (região Nordeste) e outra na Praça do Peixe, no bairro Bonfim (região Noroeste), as vendas caíram 30% na comparação com a Quaresma de 2014. "Os peixes estão mais caros, pois a falta de água interfere na reprodução daqueles criados em cativeiro e, além disso, a alta do dólar encarece os importados, como salmão, merluza e o bacalhau, um dos mais demandados neste período", afirma o proprietário, Francisco Baptista de Mello.

Ele explica que, há alguns anos, costumava chamar este intervalo de "Natal dos peixeiros". "No ano passado, o consumo neste período foi 30% superior em relação ao restante do ano e para repetir esse resultado vou precisar me esforçar", argumenta. Para melhorar o desempenho das peixarias, Mello revela que aumentou o rigor em relação à qualidade dos produtos e ainda conta com a lealdade dos clientes, já que o seu negócio está no mercado desde 1957.

No Armazém do Mar, localizado no bairro Vila Oeste (região Oeste), a queda é de 10% no confronto com a Quaresma de 2014. A maior parte da clientela da empresa é formada por restaurantes e com o intuito de concluir o período pelo menos com resultados semelhantes aos do ano passado, o proprietário, Alessandro Barroso, contratou três novos funcionários para a equipe comercial.

Além disso, o empresário começou a trabalhar com margens de lucro menores e evita repassar o aumento integral dos custos para o consumidor. "Espero reverter esse cenário e alcançar expansão de 10% neste período, que é um dos mais rentáveis do ano, junto com o último bimestre", afirma, acrescentando que o bacalhau é o produto mais procurado neste período.

Na Peixaria Modelo, no Mercado Central, a Quaresma ainda é época campeã em vendas do ano, quando a demanda cresce aproximadamente 25%. De acordo com o proprietário, Alfredo Suarez, a demanda é estável frente ao mesmo período do ano passado, resultado considerado dentro das expectativas projetadas. Ele observa que, embora os produtos estejam entre 10% a 15% mais caros, o consumidor faz questão de consumir os pescados.

A rede Super Nosso, no entanto, observa crescimento de 10% no consumo de peixes na comparação com a mesma época do exercício anterior. Conforme o gerente do Departamento de Perecíveis, Christian Morais, a expansão está relacionada às três peixarias frescas instaladas em três lojas da rede - Xuá, Lourdes (região Centro-Sul) e Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

A empresa também investe cada vez mais em uma maior divulgação desses produtos. "Os peixes estão presentes em nossos folhetos de ofertas e em destaque no nosso e-commerce. O cliente é atraído também pela variedade, tanto de peixes quanto de frutos do mar. Na Semana Santa, por exemplo, reforçamos bastante o nosso estoque de bacalhau", diz.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Carne recupera espaço nas exportações no mês

Após um fevereiro curto e com feriados, as carnes devem voltar a volumes normais de exportações nes...

Veja mais
Exportação de carnes recua no 1º bimestre

Problemas na economia da Rússia provocaram a queda no volume e na receita das vendas externas   As exporta...

Veja mais
Sardinha mais cara no mercado

Das 14 mil toneladas pescadas em três semanas, 90% foram destinadas para a indústria de enlatados   ...

Veja mais
Preço do pescado bate recorde em 2015

DIEESE: Várias espécies sofreram reajuste médio de 15% em apenas dois meses   Boa parte do p...

Veja mais
Após prejuízo em 2014, Minerva prevê alta de até 50% em sua receita este ano

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Carne bovina brasileira ganha espaço na União Europeia

As carnes brasileiras bovina e de frango tomam sentido contrário na balança das importações ...

Veja mais
Redução da oferta interna sustenta os preços do frango em fevereiro

A avicultura de corte brasileira se deparou, em fevereiro, com um mês de recuperação. Os preç...

Veja mais
Friboi reforça aposta em carne pronta para consumo

Produtos já estão presentes em quase todos os estados, mas a distribuição será intens...

Veja mais
Aves e suínos reforçam atividades para pagar prejuízos milionários

Paralisações dos caminhoneiros geraram impacto negativo de pelo menos R$ 700 milhões ao setor de pr...

Veja mais