Pescado sobe mais de 20% nos supermercados

Leia em 2min

Pesquisa do Dieese confirma elevação nos preços do peixe

 



O pescado teve elevação de preços superior à inflação, em 2014, nas principais redes de supermercados da Grande Belém. Um estudo divulgado ontem pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA) apurou a alta na Região Metropolitana de Belém (RMB). Algumas espécies chegaram a ter alta de 20%.

O balanço do Dieese mostra que o preço do pescado ficou mais caro de forma generalizada em praticamente todos os locais de comercialização da RMB e de todo o Estado, tanto em feiras livres e mercados municipais, como nos supermercados. Todos os principais tipos de peixe consumidos pelos paraenses apresentaram algum nível de reajuste, que se mostrou irregular ao longo do ano.

Nos supermercados, os preços do pescado variaram em função dos locais de venda, das espécies comercializadas e da forma de comercialização do pescado, seja ele vendido na forma inteira, sem cabeça, em postas e mesmo filetados.

Entre as espécies comercializadas inteiras o maior reajuste verificado foi no preço da gurijuba com alta de 34,29%, seguida do camurim, que subiu 16,73%; da pescada branca, com 16,13%; do xaréu, 11,21%; da dourada, com alta de 10,11%; e do filhote, com alta de 7,96%. Para os peixes vendidos em postas, o Dieese apurou que os maiores reajustes aconteceram no preço do quilo da gurijuba, com alta de 40,31%; da pescada amarela, com 23,95%; e da dourada com alta de 12,54%.

Os pescados comercializados de forma de filé nos supermercados da Grande Belém também tiveram reajustes expressivos em 2014. Entre os mais significativos estão os o filé de Dourada, com alta de 25,01%; e o filé de Filhote, com alta de 18,08%. O relatório do Diese questiona os motivos do aumento expressivo no valor do pescado em um Estado de tradição pesqueira como o Pará e pede uma ampliação no trabalho e nas políticas voltadas para o setor da pesca, para garantir um valor mais acessível para a população.

O órgão ressalta ainda a tendência de novos aumentos para este mês de janeiro, citando que as pesquisas efetuadas nas duas primeiras semanas de do mês já encontraram novos aumentos nos preços da maioria do pescado comercializado nas principais redes de supermercados da RMB.



Veículo: O Liberal - PA


Veja também

De resíduo a disputado

Associação entre a BRF e a irlandesa Carbery, a fábrica da Nutrifont foi apresentada ontem em Tr&ec...

Veja mais
Justiça decreta falência do Mondeli

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Suinocultura tem novo subsídio de associações

    Veículo: DCI...

Veja mais
Receita de exportações de suíno cresce 16,9% em 2014

Em um ano marcado pela expansão dos embarques para a União Aduaneira, a receita cambial das exportaç...

Veja mais
Preço da carne bovina está em alta; valor subiu 10% em Alagoas

Segundo CNA, fator se deve principalmente à seca que prejudica as pastagens Crescimento do consumo interno e dem...

Veja mais
Banco prevê demanda firme para a carne brasileira

O setor de grãos tem dois desafios pela frente. Um deles é a dependência de fatores macroeconô...

Veja mais
Pescados têm aumento de até 241%

Pesquisa - Dieese e Secon mostram o que aconteceu com os preços em 2014   Pesquisas realizadas pelo Depart...

Veja mais
Cresce número de contratados temporários para a Páscoa

O número de trabalhadores temporários contratados pela indústria de chocolates para a Páscoa...

Veja mais
“Júnior Friboi” volta à ativa com compra do Mataboi

    Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais