Consórcios viabilizarão frigoríficos em Minas

Leia em 2min 10s

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) está recomendando a formação de consórcios de municípios com inspeção estruturada e equivalente ao serviço de inspeção estadual e federal para o desenvolvimento do Programa de Regionalização de Frigoríficos de Minas Gerais (Profrig). Criado pelo governo mineiro, por intermédio da Seapa, o Profrig tem por objetivo a implantação, inicialmente, de pelo menos 21 frigoríficos certificados em municípios e microrregiões do Estado, com capacidade de abate de 100 bovinos e suínos por dia e investimentos da ordem de R$ 4 milhões para cada unidade.

Em nota, o secretário da Agriculatura, André Merlo, disse que o Profrig deve disponibilizar produtos de origem animal inspecionados para toda a população mineira, já que o Estado tem importante participação no mercado de carnes do Brasil e se destaca com as exportações do produto.

De acordo com informações da Seapa, os frigoríficos participantes do programa terão orientação para desenvolver seus projetos tendo em vista a agregação de valor à carne, o que possibilitará inclusive a colocação do produto no mercado mundial.

Merlo explica que a base dos consórcios para a comercialização de produtos de origem animal é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Cada município que adere ao consórcio cria primeiramente o serviço próprio de inspeção por meio de sua secretaria ou departamento de agricultura. Depois de constituído o sistema em cada localidade, o consórcio deve executar o serviço em conjunto.

Ao criar o SIM, o município pode obter equivalência reconhecida pelo Sistema Estadual de Inspeção de Minas Gerais (Sisei-MG), implantado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). São parceiras do sistema a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru).

Inspeção - De acordo com a Seapa, a inspeção estruturada pelo consórcio tem equivalência do serviço de inspeção estadual ou federal. Com isso, os estabelecimentos dos municípios com equivalência ao serviço de inspeção estadual podem vender fora desses mercados. Merlo disse ainda que todos os estabelecimentos poderão superar as dificuldades para o atendimento à legislação sanitária por meio da inspeção municipal equivalente ao serviço de inspeção estadual.

Conforme o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, em nota, a equivalência de serviços de inspeção se dá pela situação na qual as medidas higiênico-sanitárias e tecnológicas aplicadas por diferentes serviços de inspeção permitam alcançar objetivos comuns de fiscalização, inocuidade e qualidade dos produtos.

Segundo Rodrigues Neto, a instituição realizará auditorias de manutenção no SIM que fizer parte do Sisei-MG, para verificar a obediência aos requisitos exigidos e o atendimento às normas vigentes. Ele explicou que os rótulos dos estabelecimentos registrados no SIM que tiverem aderido ao Sisei-MG deverão ter chancela específica para identificação do sistema.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

JBS Foods vai usar recursos de IPO para investimentos

A JBS Foods, unidade de aves, suínos e industrializados da JBS no Brasil, pretende usar os recursos obtidos com s...

Veja mais
J&F Investimentos passa a ter 100% da controladora da JBS

Após uma longa negociação entre as famílias Batista e Bertin, que se arrasta desde 2012, a J...

Veja mais
Cotação do boi gordo mantém-se estável

A oferta de boi gordo permaneceu em bom nível na região Centro-Sul durante todo o mês de maio. Essa ...

Veja mais
JBS-Friboi faz mudança relâmpago no controle acionário

A companhia global de alimentos JBS, dona da marca Friboi no Brasil, tem entre seus principais sócios uma empresa...

Veja mais
Tyson faz oferta por Hillshire e dá início a batalha de gigantes com JBS

A americana Tyson Foods Inc. fez uma oferta de US$ 6,1 bilhões pela Hillshire Brands Co., grande fabricante de li...

Veja mais
Setor avícola cobra fiscalização redobrada

Entidades solicitaram cuidados em fronteiras e aeroportos para evitar problemas sanitários durante a Copa do Mund...

Veja mais
Marfrig recupera fôlego e sobe 25% na bolsa

Castigada pelo investidor nos últimos anos, a Marfrig vive um momento diferente - e positivo - em 2014. A mudan&c...

Veja mais
Churrasco sairá mais em conta na Copa

Se você pertence à parcela da população que vai passar os dias de jogos  do Mundial ao l...

Veja mais
JBS vai recomprar Senior Notes com prazo de 2016

A JBS anunciou nesta quarta-feira, 28, que iniciou uma oferta de compra de todas e quaisquer das 10,50% Senior Notes de ...

Veja mais