Soja e milho impulsionam safra de grãos no Estado

Leia em 2min 20s

Minas Gerais deve colher na safra 2015/16 cerca de 12,869 milhões de toneladas de grãos, uma produção recorde. O volume é 5,9% maior que a colheita de 2013, quando foram produzidos 12,1 milhões de toneladas. Em relação à safra 2014/15, o crescimento é ainda maior: 8,7% a mais que os 11,8 milhões de toneladas daquela safra.

A soja e o milho, que hoje são responsáveis por 88,7% do total de grãos produzidos em Minas Gerais, devem ser os principais responsáveis pelo aumento. A previsão é a de que a colheita da soja seja 18,1% maior e a de milho, 6,5%. Os dados são do levantamento de intenção de plantio divulgado recwentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Ricardo Albanez, explica ainda que, um dos indicadores favoráveis para o aumento da produção de soja é a expansão da área cultivada, que de acordo com a Conab varia de 1,8% a 2,7%, representando entre 1.343 e 1.355 mil hectares.

O levantamento também mostra que a alta do dólar tem tornado o preço da soja mais atraente no mercado internacional. "Muitos produtores já negociaram parte da produção e isso também garante investimento e o aumento da safra", acrescenta, em nota, o superintendente.

O milho não teve um aumento tão expressivo quanto à soja, mas o superintendente ressalta que a produção do grão representa aproximadamente 60% do plantio dos produtores. "O cereal é muito utilizado para a fabricação de ração e para alimentação de aves, suínos e bovinos. Por isso ainda se mantém em maior escala em Minas", comenta Albanez.

Estratégia - Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, os produtores mineiros têm criado estratégias de sucesso para reduzir os efeitos climáticos. "Os dados da Conab confirmam que o aparato de políticas públicas de crédito, a ciência e tecnologia, além da assistência técnica, têm ajudado o produtor a responder bem aos desafios do plantio" ressalta, em nota.

O produtor de soja Claudio Carvalho, de Uberaba, no Triângulo Mineiro está atento a novas culturas para aumentar a produtividade. Ele tem investido em maquinário mais avançado para a limpeza do campo, retirando resíduos secos como folhas, preparando a terra para o plantio e modernizando o sistema de irrigação, que contabiliza quantidade de água que a planta precisa para crescer.

Carvalho estima que para este ano sua colheita de soja alcance aumento entre 30% e 35%. "O clima não esta favorecendo o plantio, mas o crédito que adquiri no banco permitiu que eu investisse e melhorasse minha plantação. Com a irrigação, espero colher ainda mais, pois esse processo não permite imprevisto e a colheita é certa", avalia o agricultor.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Consumidor pode reclamar de ‘defeito’ de frutas e verduras ao produtor

                    ...

Veja mais
Cartões ampliam tíquete da compras

Lojistas que aceitam o pagamento via cartão de débito e crédito afirmam ter maior tíquete m&...

Veja mais
Importação de lácteos registra aumento em setembro

                    ...

Veja mais
Preços de medicamentos genéricos em Paulista variam até 316,1%

                    ...

Veja mais
GS1 Brasil trabalha no combate à pirataria e à falsificação com apoio do Idesf

  Encontro em Foz do Iguaçu (PR), em 30 de outubro, reunirá representantes da Associaçã...

Veja mais
Gigantes da indústria vêem franquias como alternativa para vender mais

Seguindo movimento iniciado pelos têxteis, Unilever, L'Oréal, Adidas e até a Dow Química prep...

Veja mais
São Paulo terá seu 'Plano ABC' em novembro

Segundo Arnaldo Jardim, a recuperação do solo em áreas degradadas, a ampliação do pro...

Veja mais
Hypermarcas pode vender área de fraldas para Kimberly-Clark, diz fonte

A Hypermarcas está em negociações avançadas para vender sua divisão de fraldas para o...

Veja mais
Consumidor gasta mais em loja que aceita cartão, diz pesquisa

O uso de meios de pagamento eletrônicos por parte dos estabelecimentos comerciais estimula gastos maiores dos cons...

Veja mais