Ásia puxa exportação de derivados da soja

Leia em 2min 30s

                                 Além dos embarques em grão, farelo e óleo avançam no mercado internacional; Abiove projeta crescimento de 2,6% no processamento da oleaginosa para este ano



São Paulo - O fortalecimento da soja no mercado externo é um dos motivos que sustentam o aumento na área de plantio do grão previsto para esta safra. Em 2015, a Ásia deve puxar as exportações de derivados da oleaginosa, o que deve gerar o processamento de 40,1 milhões de toneladas.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), divulgado na última sexta-feira (24), a projeção de volume esmagado é 2,6% superior às 39,1 milhões de toneladas estimadas na avaliação mensal de junho.

"O mercado asiático é importante para o farelo, óleo e grão em si. A África vem crescendo como um comprador relevante em óleo e para o farelo temos também a União Europeia entre os grandes importadores", explica o gerente de economia da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

Neste cenário, a área plantada em 2015/2016 deverá crescer 3,8% ante a temporada anterior. Na avaliação da consultoria Safra & Mercados, as lavouras do grão deverão atingir 32,92 milhões de hectares na temporada.

Outra questão que favorece o cultivo da soja é que, segundo especialistas do Instituto Mato-Grossense de Economia e Agropecuária (Imea), os grandes volumes de chuvas ocorridos em junho e julho pesaram negativamente sobre as lavouras norte-americanas - principais concorrentes do Brasil. Sendo assim, a questão climática ainda está ditando o ritmo de preços em Chicago, com certa tendência de alta.

"Sabe-se que o clima de agosto é protagonista para a safra de soja no país [EUA]", dizem os analistas, em boletim.

Projeções

Em linhas gerais, a Abiove projeta aumento de 3,3% nas exportações de soja em grão, para 50,3 milhões de toneladas, ante as últimas estimativas de 48,7 milhões de toneladas divulgadas em junho.

A estimativa da safra de soja de 2015 foi elevada para 94,4 milhões de toneladas, 0,7% superior a de junho, de 93,7 milhões de toneladas. "Haverá uma disponibilidade maior do produto que pode ser usada para processamento", justifica Amaral. Os estoques finais do grão foram projetados em 3,643 milhões de toneladas, 34,3% abaixo do divulgado no último mês.

De acordo com o levantamento da associação, produção de farelo de soja, neste ano, está estimada em 30,4 milhões de toneladas e a exportação em 15,2 milhões.

Já o óleo (bruto e refinado) deve chegar a de 7,95 milhões de toneladas, tendo o mercado doméstico como consumidor de 6,6 milhões e o externo de outros 1,3 milhão.

Rotas de saída

No quesito escoamento, o Brasil começou a exportar soja não transgênica por um terminal na costa de Sergipe, em uma rota inédita aberta pela operadora logística VLI e pela trading Multigrain, com dois navios deixando o porto do Nordeste recentemente, informa a Reuters.

Além disso, o porto sergipano garante que a exportação é de soja convencional, que costuma ter um prêmio sobre o produto transgênico, que ocupa a maior parte da área plantada no País.



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Verde ameaçado

                    ...

Veja mais
Linha branca tem queda de preços em lojas virtuais

- Levantamento do Zoom, site comparador de preços, revela que, apesar da alta de inflação que ating...

Veja mais
Setor de luxo passa ao largo da desaceleração econômica

                    ...

Veja mais
Lojas Retes repensa plano de negócios

O desenvolvimento de novas tecnologias sempre é saudado como possibilidade de novos produtos e negócios. D...

Veja mais
Agrotóxicos perigosos são maioria no Rio Grande do Sul

                    ...

Veja mais
Entrega expressa enfrenta competição mais acirrada

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Grãos menores podem limitar safra de café de Minas Gerais

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
A batalha judicial de BRF e Seara

  Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Pestana reestrutura Máquina de Vendas e BR Pharma

                    ...

Veja mais