Produção de azeites de oliva

Leia em 1min 10s

O consumo brasileiro de azeites de oliva ainda está baseado nos importados, porque a produção local é recente, de sete anos para cá. Aliás, é curioso como não se começou antes o plantio de oliveiras, que se dão muito bem em terras favoráveis ao cultivo de uvas. E por isso, muitas vinícolas - e não só gaúchas - mas também da Argentina e Chile, produzem azeitonas. Hoje, já há 1.800 hectares de oliveiras em 34 municípios gaúchos, plantados por 100 produtores que no ano passado colheram 300 mil quilos de frutas. E as seis indústrias locais produziram 30 mil litros de azeite extra virgem, de alta qualidade, segundo a Emater.

O consumo de azeites de oliva mais do que dobrou no Brasil nos últimos 10 anos, passando de 150 gramas por pessoa ao ano para quase 400. Mas ainda é muito pequeno, comparado com os maiores consumidores mundiais, em parte, devido também ao seu elevado preço. Na Grécia, o consumo é de 15 litros por pessoa/ano e na Itália e Espanha 10 litros.

As vendas de azeites de oliva aumentaram 12% em volume no acumulado deste ano e de 35% em reais, segundo a Associação Gaúcha de Supermercados. A diferença está justamente no aumento do preço, que decorre da queda da produção mundial, ocorrida também aqui, mas por excesso de chuvas na região produtora.



Veículo: Jornal do Commercio - RS


Veja também

Queda da temperatura impulsiona em 30% o consumo de café no País

São Paulo - Com a chegada do inverno, a degustação do tradicional cafezinho e das demais bebidas qu...

Veja mais
Vendas no varejo do Reino Unido têm queda de 0,2% em junho ante maio

As vendas no varejo do Reino Unido tiveram uma queda inesperada de 0,2% em junho ante maio, segundo dados publicados nes...

Veja mais
Consumo de gasolina cai 5% no 1º semestre; venda etanol sobe 38%

                    ...

Veja mais
Fôlego momentâneo

O Dia dos Pais deverá injetar R$ 3,8 bilhões no comércio brasileiro, segundo levantamento da consul...

Veja mais
Clima favorece queda de preços no hortifrúti

                    ...

Veja mais
Produto e atendimento diferenciados ajudam setor de moda íntima crescer

                    ...

Veja mais
Lojas recorrem a promoções para salvar as vendas do Dia dos Pais

                    ...

Veja mais
Cebola tem alta de 145,53% este ano

                    ...

Veja mais
Publicidade digital deverá movimentar cerca de R$ 9,5 bilhões neste ano

A internet tem se destacado como prioridade entre as estratégias na área da publicidade. Com diversas plat...

Veja mais