Gaúchos criam massas na panelinha

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                            Empresa oferece 30 opções de molhos para produtos clássicos como fettuccines, tortei de abóbora, nhoque de batata, fussili longo e lasanhas


São Paulo - A rede Usina de Massas, criada em Porto Alegre (RS), prevê a abertura de 30 novas unidades franqueadas nos próximos cinco anos. A estratégia para atrair clientes e investidores foi criar um diferencial na área de gastronomia: vender as iguarias em panelinhas de ferro individuais.

A bandeira, especializada em massas e molhos, trabalha com produtos exclusivos de fabricação própria, mas até virar franquia precisou passar por uma verdadeira reestruturação do negócio.

De restaurante de sucesso no Sul do País para entrar no franchising houve um longo processo, em que foi preciso adaptar várias etapas até estabelecer de maneira adequada a unidade fabril, além da área logística. Após um ano de planejamento, a companhia entrou no setor de franquias, em 2013, tanto com o formato de restaurante, como o de loja expressa. No ano passado, a rede faturou mais de R$ 12 milhões. A meta este ano é atingir um volume até 40% maior.

Hoje, são sete unidades: duas próprias e cinco franqueadas, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A formatação para que a operação servisse no franchising foi planejada cuidadosamente, sendo organizada pela consultoria Grupo Bittencourt , especializada no setor. Agora, representantes da marca conversam com potenciais investidores interessados em abrir cinco novas unidades, fechando o ano com 12 operações no País.

De acordo com o sócio da rede, Lucas Aragão, a companhia fez o possível para entender bem o mercado antes de ingressar no franchising.

Ele explica que antes de operar no segmento, a empresa atuava como restaurante, depois passou também a fornecer para o mercado, tanto para empresas varejistas como para os clientes finais.

Depois, para padronizar os produtos de modo a manter a qualidade, foi preciso muita pesquisa. "Conseguimos depois de muitos testes alcançar o padrão necessário para oferecer as massas e molhos caseiros e artesanais, mas feitos em larga escala para abastecer as franquias, em porções individuais e servidas em charmosas panelinhas de ferro."

Investimentos

O investimento inicial para ter uma unidade da rede é a partir de R$ 400 mil e o faturamento médio mensal por unidade é de R$ 165 mil.

A Usina de Massas Express tem uma visão diferenciada, e está confiante na expansão da rede para todo o Brasil, que hoje conta com unidades em Porto Alegre, Pelotas e Florianópolis. "Já vendemos mais de 400 mil panelinhas no mercado. Com a expansão, a meta é fechar o ano com um milhão de panelinhas vendidas."


Veículo: Jornal DCI


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