Colheita de café no Brasil alcança 36%

Leia em 1min 40s

A colheita de café da safra brasileira 2015/16 foi indicada em 36% até 16 de junho. O número faz parte do levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado para a evolução da colheita da safra, demonstrando bom avanço dos trabalhos, subindo 8 pontos percentuais no comparativo com a semana anterior.

A colheita está atrasada em relação ao mesmo período do ano passado, quando 45% da safra 2014/15 estavam colhidas, mas está avançada contra a média dos últimos 5 anos, que para este período marca 33%.

Tomando por base a estimativa da consultoria para a produção de café do Brasil em 2015/16, de 50,4 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 18,00 milhões de sacas (36%) até 16 de junho.

Segundo o analista de Safras & Mercado Gil Barabach, responsável pelo levantamento, o predomínio do clima seco favoreceu o andamento da colheita na última semana no Brasil. "Apesar da previsão de chuvas para o cinturão cafeeiro ao longo da semana de 18 a 24 de junho, os volumes devem ser baixos, o que não deve prejudicar o andamento da colheita, a exceção do Norte do Paraná e parte de São Paulo", comenta.

Em meio a isso, continuam as especulações no mercado em torno do tamanho da produção de café do Brasil em 2015. A Ecom Agroindustrial está estima que o País deve colher um total de 51,8 milhões de sacas de 60 quilos, revisando para cima seu número em relação à estimativa de março, que apontava produção de 49,75 milhões de sacas.

A estimativa para o arábica subiu de 31,85 milhões de sacas para 35,7 milhões de sacas, enquanto a previsão de colheita do robusta foi reduzida de 17,9 milhões de sacas para 16,1 milhões de sacas. Os números foram revisados para cima para o arábica em função da melhor condição de chuvas de fevereiro a maio. Já para o conilon houve redução na previsão em função do clima seco em janeiro e fevereiro especialmente no Espírito Santo.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG







Veja também

Casas Bahia volta ao RS com cautela

                    ...

Veja mais
Vendas de papelão recuaram 5,70% em maio, segundo a ABPO

As vendas de papelão ondulado - caixas, acessórios e chapas - caíram 5,70% em maio de 2015 ante o m...

Veja mais
Crise faz setor informal recuar menos

Rio - A estagnação da economia levou a uma diminuição no ritmo de redução da i...

Veja mais
Rótulos deverão exibir aviso para alérgicos

                    ...

Veja mais
Casas Bahia reinicia operação no Rio Grande do Sul em até 15 dias

                    ...

Veja mais
Livros para colorir rendem fôlego às editoras no País

                    ...

Veja mais
Como a Nespresso se tornou um ícone sem nunca ter vendido café

                    ...

Veja mais
O hedge do café

                    ...

Veja mais
Um pedaço da Itália no coração de São Paulo

“A vida é muito curta para não comer e beber.” Logo na entrada o Eataly, maior mercado de prod...

Veja mais