Safra mineira de grãos deve atingir 11,7 mi/t

Leia em 2min 40s

Produtividade média esperada das culturas no Estado é de 3,65 toneladas por hectare

 



A estimativa da produção de grãos em Minas Gerais para a safra 2014/15 é de 11,7 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa é que ocorra aumento de 0,7% em relação ao período anterior. O volume previsto também cresceu 1,73% em relação à última análise realizada em maio, quando eram estimadas 11,5 milhões de toneladas. Já na área plantada, houve queda de 0,8%, que deve girar em torno de 3,2 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 3,65 toneladas por hectare, variação positiva de 1,5%.

De acordo com dados do "9º Levantamento da Safra 2014/15", o Estado será responsável pela colheita de 3,5 milhões de toneladas de soja, volume 5,4% maior que o gerado na safra passada. Para o período produtivo atual, a área destinada à produção da oleaginosa somou 1,3 milhão de hectares, incremento de 6,6%. A produtividade, em função da escassez hídrica, caiu 1,1%, com a colheita de 2,6 toneladas por hectare.

Conforme a Conab, apesar dos prejuízos causados pelo clima, a produção estimada neste levantamento para esta safra de soja - restam ainda 12% da área a ser colhida - será recorde em Minas.

Por outro lado, o cultivo do milho deve encerrar o ano com retração de 0,8% na produção total. A expectativa é colher 6,88 milhões de toneladas em uma área de 1,27 milhão de hectares, espaço que ficou 4,1% inferior ao utilizado em 2013/14. A produtividade média estimada para a cultura é de 5,4 toneladas por hectare, alta de 3,4%. Esse aumento se deve, segundo o levantamento, ao bom desempenho do clima, que favoreceu as áreas plantadas tardiamente, por essa razão, menos afetadas pela estiagem.


Migração -
Na primeira safra do cereal foi verificada redução de 6,9% na área plantada, que ficou em 1 milhão de hectares. Nesse período, segundo a Conab, os preços mais atrativos e a maior liquidez da soja fizeram com que os produtores migrassem de cultura. A produtividade média ficou em 5,4 toneladas por hectare, variação positiva de 3,3%. Minas Gerais vai colher 5,5 milhões de toneladas, retração de 3,8%.

Na segunda safra, os produtores de milho ampliaram em 9,5% o espaço de cultivo, que somou 249,6 mil hectares. A produtividade média esperada é de 5,4 toneladas por hectare, o que, se alcançado, representará avanço de 3,6%. Com o aumento da produtividade e da área, a colheita deve crescer 13,4%, somando 1,36 milhões de toneladas.

Em Minas, a área de cultivo de algodão foi estimada em 18,8 mil hectares, sinalizando redução de 10% em relação à safra anterior. A queda está atrelada à tendência de redução nos preços de comercialização de pluma, motivada pelo aumento da oferta mundial de algodão em níveis superiores à demanda.

A Conab manteve a estimativa de produtividade média de 3,6 toneladas por hectare, 3,8% maior do que a safra passada. O estímulo se deve ao bom regime de chuvas ocorrido em março. A produção deverá ficar 6,6% abaixo do resultado obtido na safra passada, alcançando 67,7 mil toneladas de algodão em caroço. A produção de pluma foi calculada em 26,4 mil toneladas, queda de 6,7%.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Venda de remédio sem receita tem recuo maior que a média do setor

A desaceleração registrada pelo setor farmacêutico no início deste ano foi sentida com mais f...

Veja mais
Whirlpool concede férias coletivas para 600 funcionários em Joinville

Este é o segundo grande movimento em 2015 e reflete a queda na procura por eletrodomésticos   A Whi...

Veja mais
Produção brasileira de grãos deve atingir 204,5 mi/t

A produção brasileira de grãos na temporada 2014/15 é de 204,5 milhões de toneladas, ...

Veja mais
Consumo no mercado livre recua 4,46%

Entre dez setores pesquisados, apenas a indústria de embalagens registrou aumento na demanda em abril   O ...

Veja mais
Unilever reduz aerossol e abre tecnologia para a concorrência

A Unilever vai reduzir pela metade a embalagem dos antitranspirantes em aerossol das marcas Dove e Rexona   Para ...

Veja mais
Comércio fatura com atrativos e criatividade

O Dia dos Namorados, celebrado amanhã, é uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio...

Veja mais
Abiec assina acordo de cooperação com China

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) assinou ontem acordo de cooper...

Veja mais
Trevo prevê faturar R$ 112 milhões

Sediada em Sete Lagoas, empresa com 13 anos de mercado já prepara seu primeiro ciclo de sucessão   ...

Veja mais
Safra de trigo maior nos EUA

Chuvas fortes no sul e no centro das planícies dos Estados Unidos em maio impulsionaram a produção ...

Veja mais