Emater projeta uma safra recorde no Estado

Leia em 2min 30s

Colheita das lavouras de verão do Rio Grande do Sul deverá alcançar quase 29 milhões de toneladas de grãos

 



Impulsionada pela ampliação da área de soja e pelo aumento das produtividades dos demais grãos, a safra 2014/2015 projeta quase 29 milhões de toneladas de grãos, entre arroz, feijão, milho e soja, o que lhe confere a maior safra de verão do Rio Grande do Sul. Os números foram apresentados pelo presidente da Emater, Clair Kuhn, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O destaque positivo desta safra é a soja, que apresentou um aumento de área de 2,8%, ultrapassando os 5 milhões de hectares plantados, o que permite projetar uma produção total de 14,84 milhões de toneladas do grão. "Se confirmados esses números, esta será a maior safra de soja do nosso Estado", anunciou Kuhn. Segundo o presidente, isso se deve às condições climáticas, à capitalização dos produtores a partir dos bons números da última safra e ao uso de tecnologias.

De acordo com o diretor técnico da Emater, Lino Moura, esta safra demonstra a capacidade da Instituição no repasse de tecnologias e a preparação e forte adaptação dos agricultores, que encaram os desafios e conferem para o Estado um impacto econômico de R$ 23 bilhões, a preço do mercado de hoje.

A redução no milho, que já era esperada pela migração em direção à soja, ficou em pouco mais de 5%. Apesar da irregularidade climática ocorrida, a produtividade desta safra (6.232 quilos por hectare), se confirmada, será a maior até hoje alcançada no Rio Grande do Sul, podendo se esperar uma produção de 5,46 milhões de toneladas.

O levantamento confirmou o aumento da área cultivada em relação à safra passada, que deverá ser ao redor de 2%, projetando um total de 1,13 milhão de ha. A produção deverá ser maior do que a do ano passado em 2,99%, devido ao aumento na produtividade de 0,94%, resultando em 8,59 milhões de toneladas.

No feijão também foi confirmada a tendência de redução de área em relação à safra passada, ficando 5,24% menor. A produtividade, se confirmada (1.653 quilos por hectare), será também a maior até hoje alcançada, possibilitando que a produção aumente em 9,39%, alcançando 80,4 mil toneladas este ano. Apesar de problemas pontuais em decorrência do clima, regiões importantes, como as da Emater de Caxias do Sul e de Passo Fundo, que compensaram positivamente com produtividades médias acima de 2 mil quilos por hectare.

Durante a divulgação dos números da safra, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Emater e a cooperativa Cotrijal que prevê a utilização do Espaço da Família Rural de forma permanente como Centro de Formação de Agricultores no apoio a realização de programas de qualificação de agricultores. Assinaram o presidente da Emater, Clair Kuhn, e o presidente da Cotrijal, Nei Mânica.




Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Setor farmacêutico em alta

O crescimento econômico deste município, polo na Região Metropolitana do Cariri, tem atraído ...

Veja mais
Prioridade da Natura será recuperar mercado

"O importante agora é iniciar o processo de recuperação de espaço no mercado [brasileiro]." ...

Veja mais
Preço dos produtos é o que mais influencia os consumidores, diz pesquisa

A maioria dos consumidores (82%) brasileiros ouvidos para uma pesquisa da Fecomércio-RJ afirmou que o preç...

Veja mais
Preço favorável faz soja ganhar espaço do milho nos EUA

O plantio de grãos deste ano nos EUA poderá repetir o mesmo cenário de 2014. Ou seja, contrariar as...

Veja mais
Colheita mecanizada já supera 84% da área de cana plantada em São Paulo

Percentual que ainda faz trabalho manual corresponde, principalmente, a solos com declividade ou lavouras menores que 15...

Veja mais
Na moda, volume de vendas cresce 2,5%

...

Veja mais
Vinho Dom Bosco lança promoção premiada

   Presente no mercado desde 1937, o vinho Dom Bosco chega em março com visual renovad...

Veja mais
Água em alta e leite em baixa

Por causa da crise hídrica, está cada vez mais caro comprar o líquido indispensável à...

Veja mais
Mulheres ocupam 44% dos postos de trabalho, mas salário delas ainda é 15% menor em relação ao dos homens

Nos níveis de instrução superior completo, elas têm participação de 59,7% &nbs...

Veja mais