Estimativa de colheita de grãos é de 201,5 milhões de toneladas

Leia em 2min 50s

O Brasil deve produzir 201,5 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/15, o que corresponde a uma variação positiva de 4,2% em relação ao período anterior. O resultado representa um aumento de 8,1 milhões de toneladas, quando comparado aos 193,4 milhões de toneladas da safra 2013/14, informou ontem a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu terceiro levantamento de intenção de plantio da safra 2014/15.

A soja é a cultura de destaque no levantamento, apesar do quadro internacional de superoferta de grãos. O crescimento da produção deve ser de 11,2%, ou o equivalente a um aumento de 9,7 milhões de toneladas, totalizando 95,8 milhões. Segundo a Conab, a produtividade pode apresentar alterações em virtude de mudanças no clima e dos efeitos fitossanitários no processo evolutivo da cultura.

O plantio na safra 2014/15 ocupará uma área de 57,8 milhões de hectares, com um acréscimo de 1,5% em relação à safra passada, quando os agricultores semearam 56,96 milhões de hectares. Quanto à soja, o crescimento é de 4,9%, o que equivale a 1,5 milhão de hectares. A área total ocupada com a oleaginosa deve alcançar 31,7 milhões de hectares.


Leguminosa -
A área total de feijão na safra 2014/15 (três safras) poderá alcançar 3,24 milhões de hectares, menor em 3,4% do que na safra anterior. A produção nacional com a leguminosa deverá ficar em 3,25 milhões de toneladas e 5,3% menor do que na safra 2013/14.

A área de feijão primeira safra está estimada em 1,07 milhão de hectares, o que configura um decréscimo de 9,6% em relação à safra passada. A maioria dos principais Estados produtores deve reduzir a área de plantio com feijão. "A comercialização instável e os riscos climáticos aliados à cultura, somados à atratividade de outros produtos concorrentes, como soja e milho, derrubam uma maior intenção dos produtores em todo País, nesta temporada", informa a Conab.

A maior parte do volume da produção de feijão primeira safra é produzida na região Centro-Sul, que corresponde a quase 87% da produção total, destacando-se Paraná, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e São Paulo. Quanto às culturas de segunda e terceira safras, os plantios se iniciam a partir de janeiro de 2015, finalizando em junho.


Algodão -
A produção brasileira de algodão em pluma na safra 2014/15 deve alcançar 1,539 milhão de toneladas, indicando uma redução em valores absolutos de 195,3 mil toneladas, ou 11,2% em termos porcentuais, em comparação com a safra anterior.

Conforme os técnicos da Conab, o declínio na produção é conseqüência da elevada oferta mundial, cuja produção nos últimos cinco anos superou o volume demandado pela indústria de fiação. Isso implicou crescimento exagerado dos estoques e conseqüente redução dos preços internacionais e domésticos da commodity.

A Conab manteve inalteradas suas projeções de consumo, exportação e importação para o ano 2015. Desse modo, a atual configuração do quadro de suprimento estimado para 2015 passa a ser a seguinte: oferta total do produto (estoque inicial, produção, importação) de 2,077 milhões de t, enquanto a demanda total (consumo interno e exportação) deve ser de 1,550 milhão de toneladas.

Com a redução da produção, a previsão de estoque de passagem para o encerramento de 2015 passa a ser de 526,6 mil toneladas de pluma. Esse volume é "suficiente para abastecer a indústria nacional e honrar compromissos de exportação por um período ligeiramente superior a quatro meses", informou a Conab. (AE)




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Natal de 2014 será marcado pela compra de lembrancinhas

Itens de maior valor foram adquiridos na Black Friday. Situação econômica e incertezas em rela&ccedi...

Veja mais
Nestlé vai produzir cápsulas em MG

A multinacional suíça Nestlé vai lançar na próxima semana a pedra fundamental de sua ...

Veja mais
Avifran entra no mercado de ovos com a marca própria Ovo de Cor

Já disponível nas gôndolas dos principais supermercados de Brasília. E traz em cada bandeja o...

Veja mais
Enfeites, presentes e material escolar

      Veículo: Correio Popular...

Veja mais
Empresa aposta no leite pasteurizado integral

O produto passa por análise química e, após aprovação, é colocado em um tanque...

Veja mais
Panetone para viagem

      Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Compras de fim de ano vão injetar R$ 22,6 bilhões no comércio brasileiro

Levantamento da Fecomércio RJ/Ipsos indica que 77,6 milhões de brasileiros têm intençã...

Veja mais
Minas Gerais responde por 50% da produção brasileira de café

    Com mais de um milhão de hectares plantados, Minas Gerais produz mais de 50% de toda a safra bras...

Veja mais
Avanço da indústria de orgânicos nos EUA impõe novos desafios

A indústria de alimentos orgânicos dos Estados Unidos, de US$ 35 bilhões, quase triplicou de tamanho...

Veja mais