Indústria do chocolate investe na diversificação

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Empresas criam sabores e produtos diferenciados para lucrar com o Natal

 



O desaquecimento da economia brasileira não abalou o otimismo dos produtores de chocolate, pelo menos no que diz respeito aos lançamentos para o Natal. A data é a segunda mais importante para o setor, depois da Páscoa, e a indústria aproveita o momento para vender produtos sazonais.

“Não são chocolates do dia a dia, que você compra normalmente. São produtos mais bem trabalhados, com embalagens diferenciadas”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente da área de chocolates da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Ele afirma que há associados da entidade que esperam um aumento de até 22% nas vendas em relação ao Natal do ano passado.

Os chocotones, derivação do panetone com chocolate no lugar das frutas cristalizadas, estão entre as maiores apostas do segmento, com opções variadas de recheio. A autônoma Márcia Vasconcelos, 42 anos, compra o produto anualmente para receber as visitas no fim do ano.

“Costumo comprar o da Cacau Show. Ele é mais caro que o dos supermercados, mas compensa pela qualidade”, diz.

Nesta seara, um dos produtos mais desejados pelos chocólatras é o da Kopenhagen, recheado de doce de leite e língua de gato, um dos carros-chefes da marca. Especializada em chocolates finos, a marca criou 43 lançamentos para a data.

A Nestlé misturou duas sobremesas em uma nos lançamentos Alpino Gateau e Moça Gateau. Quando aquecido, o recheio do panetone derrete, como o de um petit gateau.

A Pandurata, que produz os panetones Bauducco, Visconti e Tommy e é líder do mercado com 66% das vendas, aumentou seu portfólio para 29 produtos este ano. “O tradicional panetone com frutas é o carro-chefe da companhia. No entanto, temos percebido o crescente interesse do consumidor por opções com chocolate e mais recheio” destaca Renata Del Claro, gerente de Marketing da Bauducco.

A Cacau Show traz versões trufadas nos sabores maracujá e chocolate belga. A rival Chocolates Cacau Brasil tem cinco modalidades de recheio. Além do clássico de frutas, há o recheio de creme trufado e de brigadeiro de morango.

Até a Starbucks, rede norte-americana especializada em cafés, entrou na disputa. Além dos panetones de chocolate trufado e de caramelo, as franquias venderão produtos típicos, como o ‘Gingerman’, o biscoito em formato de bonequinho — tradicional nos Estados Unidos.

PRATELEIRA

BAUDUCCO

Além do panetone tradicional, há chocotones em várias versões, como o recheado com gotas de chocolate Hershey’s (R$ 17,99). A marca possui uma linha especial, com produtos como o Panettone Especial, com uva passa e cobertura de amêndoas. O preço sugerido é de R$ 20,99.

BRASIL CACAU
A marca produziu vários combos que combinam diversos produtos que fazem sucesso em seu portfólio, como as trufas e os tabletes de chocolates ao leite. Entre os panetones, um dos destaques tem 700 gramas e leva recheio com sabor de brigadeiro de morango, com cobertura de chocolate ao leite. Preço sugerido: R$ 42,90.

CACAU SHOW
A empresa criou sabores de bombons inusitados, entre eles o de alecrim e o de geleia de morango com pimenta. A linha de panetones oferece o recheado com trufa e cobertura de chocolate belga (R$ 49,90). Mas para quem prefere sabores menos doces, uma opção é o de massa escura e recheio de trufa de maracujá. Preço sugerido: R$ 42,90.

STARBUCKS
A rede de franquias norte-americana criou bebidas especiais para o Natal. Uma das novidades é o Floresta Negra Mocha, que combina Café Mocha com calda de cereja escura e cobertura de chantilly (R$ 9,90). Vendidos em lata, os panetones aparecem nas versões chocolate trufado e caramelo. Preço sugerido: R$54,90 (grande) e R$19,90 (mini).

NESTLÉ
A multinacional investiu na mistura dos panetones com os sabores clássicos da marca, como Prestígio e Alpino (R$ 19,90). A maior novidade deste ano são as versões gateau, feitas para serem levadas ao microondas consumidas quentes, nos sabores Alpino e Moça. Preço sugerido: R$23,99.

KOPENHAGEN

Especializada em chocolates finos, a rede criou 43 produtos para este Natal. A árvore de nhá bentas vem com sete doces (R$58,50) embalados no formato de árvore. O principal lançamento é o panetone de língua de gato com doce de leite.

O doce, de um quilo, é feito com massa branca, gotas de chocolate, recheio de doce de leite e cobertura de chocolate ao leite com Língua de Gato. Tem preço sugerido de venda de R$ 74,90.



Veículo: Site O Dia


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