Soja lidera cultivo de grãos em Minas

Leia em 3min 20s

Estimativa da Conab é que o Estado, no ciclo 2014/15, colherá entre 11,7 mi/t e 12 mi/t

 



A segunda estimativa para a safra 2014/15 de grãos prevê que Minas Gerais colherá entre 11,7 milhões de toneladas e 12 milhões de toneladas, aumento que varia entre 0,6% e 3,4% em relação à produção anterior, quando foram contabilizadas 11,6 milhões de toneladas. No Estado, o destaque é a cultura da soja, que será ampliada em até 15,7%, já que a maior liquidez e os preços mais rentáveis estimularam o aumento do plantio da oleaginosa. Os dados foram divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Assim como na safra 2013/14, um dos grandes desafios para a produção será a condição climática. Em Minas Gerais, as chuvas ainda estão irregulares, fazendo com que o volume continue abaixo da média esperada para o período, o que atrasou a semeadura dos grãos.

A área destinada ao cultivo da safra de grãos deve apresentar queda entre 0,2% e 2,9%, com o uso de até 3,22 milhões de hectares. Em compensação, é esperada recuperação da produtividade, que deve alcançar, no máximo, 3,7 toneladas por hectare, alta de 3,6%, ante o volume colhido no ano anterior.

O levantamento da Conab para o cultivo de soja indica aumento significativo da produção, que ocorrerá sobre a cultura do milho. A produção pode alcançar até 3,84 milhões de toneladas, contra 3,3 milhões de toneladas colhidas no período produtivo anterior, o que representaria uma alta de 15,7%.

A área plantada de soja no Estado para a safra 2014/15 deve ficar de 3% a 6% superior que a utilizada na safra 2013/2014, com a colheita de 2,93 toneladas por hectare, o que corresponde a um acréscimo de 9,2% em termos de produtividade. Até o final de outubro, devido ao baixo índice de chuvas, o plantio da soja ainda era pequeno, o que deve ser acelerado em novembro.

Migração - Os preços da soja mais elevados que os do milho, a demanda crescente no mercado mundial e a maior liquidez motivaram os produtores a migrar do milho para a oleaginosa. Outro fator que também é observado no país é que os produtores, que vêm optando pelo plantio da soja, estão ampliando o uso de variedades precoces, para viabilizar maior plantio do milho segunda safra, após a colheita da oleaginosa.

Ao contrário da soja, a produção de milho na primeira safra deve variar entre 5,4 milhões e 5,6 milhões de toneladas, representando recuo entre 2,5% e 6%. Conforme a Conab, o produtor mineiro deve utilizar uma área de 5% a 8,4% menor para a cultura, alcançando no máximo 1,04 milhão de hectares. A produtividade deve crescer 2,7%, rendendo 5,3 toneladas por hectare. Na safra anterior, a seca prejudicou o rendimento da cultura. Minas é o maior produtor de milho na primeira safra.

Para a segunda safra, que é favorecida pelo uso das sementes precoces de soja na safra de verão, a estimativa é de um crescimento de 5,3% na colheita de milho, que deve encerrar o período com um volume de 1,2 milhão de toneladas.


Algodão - Queda também é esperada na produção de algodão em caroço. Minas Gerais deve colher entre 66 mil e 72 mil toneladas do produto, retração que pode variar entre 0,4% e 8,8%. A área destinada ao cultivo ficará de 4% a 12% menor, alcançando no máximo 20,1 mil hectares.

Já produção de feijão 1ª safra foi estimada em 161,3 mil de toneladas, o que representará queda de até 27% ante a safra anterior. Na mesma comparação, a área plantada vai recuar no máximo 16%, com a utilização de 159 mil hectares e a produtividade da cultura deve retrair 13,3%, com rendimento médio de 1 tonelada por hectare. Na segunda safra é esperado aumento de 2,4% em volume, 168 mil toneladas, que serão produzidos em 121 mil hectares.





Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Dotz reforça sua estratégia de expansão e chega em Maceió

São 13,8 milhões de clientes cadastrados, mais de oito mil pontos de venda, 10 mil resgates realizados dia...

Veja mais
Heinz amplia linha de molhos prontos com opção de azeitonas

Na esfera de produtos prontos e atenta ao aumento de opções no segmento de molhos, a marca Heinz, sin&ocir...

Veja mais
País colherá 200 mi de toneladas na safra atual

A produção de grãos na safra 2014/15 deve alcançar de 194,4 milhões a 200 milhõ...

Veja mais
Ação conjunta movimenta varejo e turismo

CDL, Sindilojas e Sindpoa lançam a campanha Brilha Porto Alegre, que irá promover diversas atraç&ot...

Veja mais
Novo marco impulsiona as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo

A partir do estabelecimento do marco regulatório para a gestão das Parcerias para o Desenvolvimento Produt...

Veja mais
Pestana será consultor de JBS e BTG

Após cumprir oito meses de cláusula de não-concorrência, o executivo Enéas Pestana, ex...

Veja mais
Produção de chocolate cai 2% até setembro

O setor de chocolates teve uma queda de 2% na produção no acumulado dos nove primeiros meses deste ano. &...

Veja mais
Consumidor está mais confiante em outubro, aponta ACSP

A confiança do consumidor brasileiro atingiu 148 pontos em outubro, uma alta de seis pontos em relaç&atild...

Veja mais
Redes antecipam 'Black Friday' para atrair consumidores

Varejistas podem ir do céu ao inferno em novembro. A "Black Friday", data de promoções importada do...

Veja mais