Agricultura registra elevação de 0,07%

Leia em 1min 20s

No agronegócio da agricultura foi registrada pequena variação positiva de 0,07% em abril, reduzindo a queda no acumulado do ano para 0,37%. A leve alta reflete os desempenhos dos segmentos primário, que oscilou 0,1%, da indústria (0,08%) e da distribuição (0,09%), já que o de insumos apresentou queda de 0,18%.

O resultado, pela segunda vez no ano positivo, fez com que a renda estimada para o segmento agrícola encerasse o período em R$ 78,194 bilhões, valor 0,37% inferior ao registrado em igual período do ano passado.

A estabilidade observada no segmento primário, que reverteu a queda de 0,38% observada até março, teve como uma das justificativas a confirmação de uma safra menor de café, de 12,7%. Isso, aliado à valorização dos preços do grão, de 14,18%, contribuiu para que o faturamento ficasse apenas 0,31% menor, frente à queda acumulada até março, de 5,77%.

Vários dos principais produtos agrícolas em Minas encerraram o período com queda no faturamento. A receita gerada com o milho ficou 16,13% menor, seguida pela batata-inglesa, com retração de 32,83%, tomate (-16,48%), feijão (-39,22%) e cana-de-açúcar, que fechou o período com declínio de 10,71%. A justificativa dos pesquisadores do Cepea para o fraco desempenho foi a condição climática desfavorável ao longo do primeiro trimestre do ano, que prejudicou a produtividade e a qualidade da produção.

Altas - Apesar dos resultados negativos, alguns produtos tiveram desempenho favorável em abril. A soja, por exemplo, apresentou expansão de 5,63% no faturamento, seguida pela mandioca (1.349%), laranja (54,91%) e algodão (10,74%). No caso destes produtos, a valorização dos preços justifica a alta. (MV)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Forno de Minas lança quiches, tarteletes e pastel de forno para o food service

Produtos serão destinados a supermercados, padarias, confeitarias e lanchonetes Uma das grandes apostas do...

Veja mais
Sidra Cereser Times estreia página na rede social

O objetivo da fan page é promover a interação e fidelização entre a marca e os torced...

Veja mais
Consumidor com necessidade especial no foco

As empresas começam a perceber o potencial de consumo da comunidade formada por portadores de necessidades especi...

Veja mais
Preço tem queda de 1,2%, mostra o Procon

O preço da cesta básica de São Paulo recuou 1,2% no período de 11 a 17 deste mês. Segu...

Veja mais
Vendas de TV no Walmart cresceram 140% em maio e junho

O Walmart informou nesta quarta-feira (16) que as vendas de aparelhos de TV cresceram 140% em maio e junho deste ano na ...

Veja mais
Consumo de alimentos funcionais vem ganhando espaço dentro dos lares

Apesar de não parecer, a predisposição para a saudabilidade existe nos brasileiros. Porém, u...

Veja mais
Maior oferta por ativos da LBR é de venezuelana

A LBR Lácteos Brasil publicou ontem as propostas das 16 empresas interessadas em comprar ativos que colocou &agra...

Veja mais
Drogaria Araujo espera crescimento de 18% neste ano

Enquanto a redução do consumo por parte das famílias preocupa representantes de diversos setores em...

Veja mais
Cristália começa a exportar tecnologia

A farmacêutica brasileira Cristália, que produz medicamentos e insumos (princípios ativos), vai come...

Veja mais